• Home
  • Artigos
  • Como conectar o celular na TV: tutorial completo!

internet

Atualizado em
Leitura 4 min

Como conectar o celular na TV: tutorial completo!

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

visão aérea de pessoas segurando um controle remoto de TV e um celular

Assistir programas, filmes e séries no celular não é a mesma coisa do que na televisão, não é mesmo? Por isso, entender as diferentes formas de como conectar o celular na TV que não é smart é muito útil na hora de assistir os seus programas favoritos, com uma companhia especial.

A boa notícia é que existem várias formas de conectar a TV no celular, seja o seu aparelho Android ou iOS. Então, a seguir apresentamos um tutorial passo a passo, ensinando os métodos mais usados para isso! 

Confira e descubra qual forma funciona melhor para você!

Como conectar o celular na TV com cabo USB

A opção de conectar o celular na TV com cabo USB é uma das mais práticas, contudo, está disponível apenas para aparelhos Android. 

Para conectar o celular Android na TV usando esse método, você precisará apenas do cabo que vem com o celular. 

Basicamente, você deverá seguir os seguintes passos:

  1. conecte o cabo ao celular e ligue-o à TV na primeira porta USB;
  2. pelo controle remoto, acesse a porta USB correspondente na televisão;
  3. pelo celular, selecione a opção transferência de arquivo de mídia (MTP) ou exibição de imagens (PTP);
  4. use o celular para navegar entre as pastas e selecionar os arquivos de mídia que deseja reproduzir.

Nesse método, é importante observar se o seu aparelho de celular tem tecnologia compatível com a transferência de arquivos de mídia (MTP). Modelos mais antigos não contam com essa opção, sendo possível a exibição de imagens, mas não de vídeos (PTP).

Ao usar o cabo USB para conectar o celular à televisão, o smartphone é lido pela TV como um dispositivo de armazenamento externo, da mesma forma que ocorre com um HD ou um pendrive.

Logo, ainda é preciso ressaltar que esse método permite usar o televisor para reproduzir arquivos de mídia baixados no aparelho. Porém, não é possível usar os aplicativos do celular enquanto isso.

Como conectar o celular na TV com cabo HDMI

Para conectar o celular na TV com cabo HDMI, você precisará de um cabo adaptador MHL de micro USB para HDMI e do cabo com duas entradas HDMI. Outra opção é adquirir um cabo micro HDMI, próprio para uma conexão direta do celular ao cabo HDMI.

Em posse do adaptador ou do cabo micro HDMI, o procedimento é muito parecido com o método usando o cabo USB do celular. Basta seguir os seguintes passos:

  1. conecte o adaptador ou cabo ao celular e ligue-o na porta HDMI da TV;
  2. pelo controle remoto, acesse a porta HDMI correspondente na televisão;
  3. use o celular para acessar os arquivos, aplicativos ou outros recursos desejados.

A grande diferença de usar um cabo HDMI para um cabo USB é que o seu aparelho não será lido como um dispositivo de armazenamento externo. Ou seja, o cabo servirá para transmitir a tela do celular para televisão e não apenas para que ela acesse os dados e arquivos do seu dispositivo.

Assim, com esse método você pode usar o celular normalmente, tendo a televisão como uma grande tela para o seu smartphone. Outra vantagem de usar esse método se dá na qualidade da resolução de vídeo e áudio.

Cabos HDMI são voltados justamente para transmissão de áudio e imagem de alta qualidade. Assim, você consegue assistir aos vídeos na televisão pelo celular em resoluções full HD de até 8K.

Aproveite para conhecer os planos Oi TV HD!

Como conectar o celular na TV com Chromecast

Com a popularização dos serviços de streaming e a chegada das TVs Smart ao mercado, surgiu uma alternativa para tornar aparelhos de televisão mais antigos em Smart TVs: os TV-Boxes.

Esses aparelhos permitem a conexão entre qualquer aparelho de televisão com uma entrada HDMI e uma rede Wifi local. Assim, torna-se possível fazer o download de aplicativos e navegar usando a televisão, além de espelhar conteúdos da tela do celular para a TV.

Quando essa tecnologia chegou ao mercado, os principais modelos que atendiam aos aparelhos Android eram o Chromecast do Google, e o Fire TV Stick da Amazon. Já para os aparelhos iPhone, a única opção era o Apple TV

Contudo, hoje existem vários fabricantes de TV-Boxes. Até mesmo as operadoras de serviços de telefonia têm investido para oferecer essa tecnologia aos seus clientes. A Oi, por exemplo, lançou recentemente o Oi Streaming Box.

Conectar o celular na TV com Chromecast, ou outros aparelhos similares, é muito simples. Para isso, siga os seguintes passos:

  1. conecte o aparelho à televisão pelo cabo HDMI;
  2. configure o aparelho usando o seu smartphone e conecte-o à rede Wifi local;
  3. use o controle do aparelho para navegar na internet e baixar aplicativos ou use o celular para transmitir diretamente os conteúdos para a TV.

Como conectar o celular na TV com espelhamento de tela

Mesmo para quem já possui uma TV Smart, o recurso de espelhar a tela do celular na TV pode ser muito interessante para facilitar a navegação e melhorar a experiência, principalmente em jogos online.

No caso das TVs Smart, você com certeza não terá nenhuma dificuldade em espelhar a tela do seu celular, seja ele Android ou iOS. 

Se o seu aparelho for Android, basta fazer o seguinte:

  1. certifique-se de que o celular e a televisão estão conectados à mesma rede Wifi;
  2. arraste a barra de notificações do celular para baixo e, no painel rápido, identifique e toque no ícone “Smart View”;
  3. identifique e selecione o seu aparelho de televisão entre as opções de dispositivos disponíveis.

Pronto! Seguindo esses passos a televisão já vai espelhar a tela do seu celular!

Para espelhar a tela de aparelhos iOS em Smart TVs, pode ser necessário fazer download de um aplicativo equivalente ao “Smart View” dos aparelhos Android, por exemplo, o “SmartThings”. 

Se esse for o seu caso, faça o download do aplicativo e siga os passos explicados anteriormente.

Agora, se o seu aparelho de televisão não é smart, você ainda pode usar um TV-Box como o Oi Streaming Box para espelhar a tela do celular. Lembrando também que, em alguns casos, mesmo os televisores mais antigos da marca Samsung já contam com o recurso de espelhamento de tela. 

Então, se você tem uma TV Samsung que não é Smart, ainda pode ser possível usar o recurso de espelhamento de tela se o seu aparelho celular também for da marca Samsung.

Como usar o Bluetooth da TV

Alguns modelos de televisores contam com uma opção diferente para conectar-se com outros dispositivos, a função Bluetooth. 

Contudo, essa opção não é dedicada ao pareamento com celulares, mas sim com outros dispositivos acessórios, como joysticks de videogames, teclados, mouses e fones de ouvido.

Nos aparelhos da marca Samsung, se a TV veio com o Smart Remote, ela conta com a opção Bluetooth. No caso, basta então clicar no ícone correspondente ao Bluetooth no controle da televisão e identificar nas opções os dispositivos que deseja conectar à TV.

Se a sua televisão for de outra marca, mas também conta com a função Bluetooth, outra forma de parear com outros dispositivos é acessar o menu de configurações da TV e verificar nas opções “Saída de Som” e “Lista de Dispositivos Bluetooth” os aparelhos disponíveis para pareamento.

Viu como conectar o celular na TV é mais fácil do que parece? Se você leu todo o texto, com certeza uma das opções apresentadas vai funcionar para conectar o seu celular e sua televisão! Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas a aproveitarem o conforto desse recurso!

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.