• Home
  • Artigos
  • Como escolher a melhor internet residencial?

internet

Leitura 4 min

Como escolher a melhor internet residencial?

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

senhora em dúvida olhando computador

O aumento na procura por planos de internet residencial tem criado ótimas opções para quem busca esse tipo de serviço. Afinal, todas as principais operadoras oferecem diversos pacotes que buscam se ajustar às necessidades de cada lar. 

Contudo, embora a variedade de opções represente uma vantagem para os consumidores, ela também causa dúvidas sobre qual plano de internet para residência escolher.

Nesse sentido, a única forma de tomar a melhor decisão é entender o que é mais importante considerar sobre os serviços de internet para residências. Então, se você quer encontrar o melhor plano de internet para casa, temos algumas dicas essenciais. 

Continue a leitura e entenda como escolher a melhor internet para casa!

O que considerar para escolher o melhor plano de internet residencial?

Mesmo com uma grande diversidade de opções, escolher o melhor plano de internet para casa não precisa ser uma tarefa difícil. Como em qualquer decisão sobre contratar um serviço ou adquirir um produto, é preciso, antes, entender quais são as suas necessidades e analisar as opções para descobrir qual melhor as atende. 

No caso dos planos de internet para casa, essas necessidades vão passar, basicamente, por pontos como: 

  • número de dispositivos e pessoas conectadas;
  • perfil de consumo;
  • área de cobertura;
  • velocidade do pacote;
  • custo-benefício.

Vamos então discutir rapidamente cada um deles!

Número de dispositivos e pessoas conectadas

A qualidade da conexão de internet está diretamente ligada à quantidade de dados enviados e recebidos. Logo, quanto mais pessoas e dispositivos estão conectados a uma rede privada, mais dados são transmitidos, o que pode gerar um “congestionamento”, causando lentidão na rede.

Portanto, em uma residência com muitas pessoas que usam a internet de forma intensa, é necessário um plano de internet residencial wifi mais completo, com velocidade de conexão superior. Nesse caso, uma conexão de internet de fibra óptica seria o mais recomendado. 

Perfil de consumo

O número de pessoas e dispositivos conectados é muito importante, porém não é o único fator para entender o que é melhor para sua internet residencial. 

Por exemplo, em uma casa onde vivem várias pessoas que não usam a internet intensamente, a transmissão de dados não fica sobrecarregada e a velocidade deixa de ser o fator determinante para a estabilidade.

Assim, para residências de pessoas que usam a internet apenas para atividades mais essenciais, como para navegação em sites e ler e enviar e-mails, planos mais básicos, de conexão de internet à cabo ou 3G, podem atender às necessidades de forma satisfatória.

Área de cobertura

Muitas vezes, mesmo que a operadora atue em uma determinada região, não necessariamente ela oferece todas as opções de pacotes e planos. 

Então, após analisar as necessidades da sua residência, confira quais são as operadoras que oferecem cobertura de internet residencial na sua região e os respectivos planos e condições ofertadas. 

Dependendo de onde você reside, você ainda vai se deparar com uma grande variedade de opções, mas não se preocupe. Agora você já tem as informações necessárias para definir qual deve ser a velocidade do pacote contratado.

Velocidade do pacote

Hoje, os planos de internet para casas são oferecidos com base em diferentes tipos de conexão (3G, 4G, cabo, fibra óptica, satélite etc.), e contam com velocidades básicas que vão de 1 Mega, até as conexões ultra-velozes de 100, 200 e 300 Megas.

Em geral, os planos básicos e mais baratos proporcionam velocidades que variam de 5 a 10 Mbps, enquanto os planos intermediários oferecem entre 15 e 50 Megas. Já os planos com 100 Megas de velocidade ou mais são voltados para lares de consumidores mais exigentes, que dependem muito da internet no seu dia a dia.

Custo-benefício

Dentre as opções que atendem às exigências do seu lar, você deverá fazer uma escolha baseada no custo-benefício. No caso das principais operadoras é muito importante conferir as ofertas e vantagens oferecidas nos planos. 

Algumas operadoras oferecem benefícios extras, como descontos em planos de linhas móveis, linha de telefone fixo gratuita, parcerias com serviços de streaming e aplicativos, entre várias outras vantagens. 

Então, esse também é um bom momento para procurar formas de economizar ainda mais com os serviços que você contrata.

Qual a melhor internet residencial?

Lendo os principais pontos de consideração sobre a internet residencial, você provavelmente entendeu que a resposta para essa pergunta depende muito das necessidades de cada lar. No entanto, algumas operadoras certamente despontam na competição por cobrirem uma área maior no país e por oferecerem tecnologia de ponta.

A Oi, por exemplo, é uma das operadoras com maior cobertura de planos de internet residencial com conexão de fibra óptica! Então, que tal aproveitar essa oportunidade para continuar a leitura e conferir se a Oi Fibra é uma boa opção para você? 

Se preferir, entre diretamente em contato com o atendimento Oi!

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.