internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Ativar chip e configurar internet Oi: passo a passo completo

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Pessoa digitando no computador

Nos dias de hoje ficar sem conexão é sinônimo de dor de cabeça. Por isso, é essencial que você saiba como ativar o chip da Oi e configurar a internet em todos os seus aparelhos, não é mesmo? A boa notícia é que fazer isso é simples e nós ensinamos tudo nesse post!

Passo a passo para ativar o chip Oi e configurar a internet Oi

Sempre que você adquire um novo plano de internet é comum que os técnicos deixem tudo pronto e configurado, pronto para aproveitar. Caso você compre um celular ou tablet novo, basta colocar o chip no aparelho para se conectar. 

Contudo, em algumas situações, pode ser que você precise fazer esses ajustes por conta própria. Antes de começar, vale a pena se certificar se os dados móveis do seu aparelho estão ligados: arraste para baixo o menu de configurações e verifique o botão com duas setas. Se ele estiver aceso, os dados móveis estão ligados. 

Se os dados móveis estão ligados e mesmo assim sua internet não funciona, 5 passos são suficientes para ativar o chip da Oi e configurar o 4G no seu aparelho. 

Siga o passo a passo abaixo de acordo com o seu tipo de aparelho.

Como ativar chip da Oi e configurar a Oi internet em um aparelho Android

Se você tem um Samsung, Motorola, LG, Xiaomi ou similares, esses são os passos que você precisa seguir para ativar o chip da Oi e ajustar a internet Oi. Para começar, vá até as configurações do aparelho, clicando no botão com uma engrenagem. 

  1. Nas configurações, clique em "Mais";
  2. Depois, toque na opção "Redes Móveis";
  3. Nessa tela, clique em "Nomes dos pontos de acesso";
  4. Toque no sinal de "+";
  5. Depois de apertar o "+", uma nova tela vai abrir, com campos para você preencher as informações da sua operadora. No caso da Oi, as informações são as seguintes:
  • Nome: Oi Internet
  • APN: gprs.oi.com.br
  • Nome de usuário: oi
  • Senha: oi
  • MCC: 724
  • MNC: 31
  • Tipo de autenticação: PAP
  • Tipo de APN: default
  • Portador: não especificado

Assim que você terminar de preencher tudo, clique nos três pontinhos no canto da tela para salvar as configurações. Finalmente os seus dados móveis do 4G devem voltar a funcionar normalmente!

Como configurar a internet da Oi no iOS

Para quem tem aparelhos da marca Apple, como iPhone e iPad, é possível ativar o chip e configurar internet da Oi no celular. Porém, as configurações são um pouco diferentes. Siga esse passo a passo:

  1. Acesse a tela de "Ajustes", no botão com uma engrenagem;
  2. Clique no menu "Celular";
  3. Ative os "Dados Celulares";
  4. Toque na opção "Ajustes de APN", se ela estiver disponível (é normal que ela não esteja disponível em todos os aparelhos). Se não estiver, o melhor a fazer é entrar em contato com a Oi.
  5. Caso você consiga acessar os "Ajustes de APN", basta preencher com os dados abaixo:
  • APN: gprs.oi.com.br
  • Nome de usuário: oi
  • Senha: oi

Você também consegue ativar chip Oi e configurar a internet por meio do App Técnico Virtual Oi.

Como falar com a Oi, caso você não consiga configurar a internet

Se você ainda estiver com dificuldades para acessar a internet 4G depois de configurar a APN, o mais indicado é entrar em contato com a central de atendimento da Oi:

  • Aplicativo "Minha Oi" para smartphone ou tablet;
  • WhatsApp: (31) 3131-3131
  • Telefone: 103 31 ou 1057 (aceita ligação de qualquer número).

Além disso, sempre vale a pena tentar desligar o aparelho e ligá-lo novamente, já que a maioria dos problemas de conexão se resolve depois que reiniciar. De todo modo, ficamos na torcida para que você consiga ativar o chip Oi e configurar sua internet Oi para aproveitar a internet 4G de alta velocidade da operadora! 

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.