internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Internet rural Oi: Quais são os planos?

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Mulher mexendo no notebook

As operadoras de telefonia costumam investir primeiro nas grandes capitais, onde há mais clientes e os investimentos acabam compensando mais. Contudo, já faz alguns anos que empresas como a Oi perceberam o potencial dos consumidores do campo e começaram a levar serviços de alta qualidade também para as zonas rurais. 

E não é para menos! Com a evolução do agronegócio, que é uma das forças da economia brasileira, existem várias máquinas que utilizam a conexão sem fio no trabalho diário. Mesmo os pequenos produtores precisam das ferramentas para se comunicar com compradores, fornecedores e outros contatos. Nesse contexto, a internet rural Oi oferece pacotes com conexão rápida e estável, mesmo nas áreas mais distantes das cidades.

O que é internet rural?

Há algumas diferenças entre a internet rural e aquela disponível nas zonas urbanas. Isso porque compensa mais para a operadora passar cabos por vários bairros em cidades com muitos habitantes que vão contratar seu serviço. Para levar internet às zonas rurais é mais vantajoso usar outros tipos de tecnologia, como o rádio e o satélite. 

INTERNET VIA SATÉLITE

Assim como a televisão usa satélites na órbita terrestre para transmitir imagens por meio de antenas que captam os sinais, a internet também pode ser transmitida de forma parecida. A vantagem é que o satélite chega até áreas muito mais remotas, sendo ideal para grandes propriedades mais afastadas das cidades. O sinal é relativamente rápido, com até 25 mega, com estabilidade em toda a região de cobertura. Essa é a tecnologia da internet rural da Oi. 

INTERNET VIA RÁDIO

Essa é uma opção mais antiga à internet rural via satélite, que usa as ondas do rádio para transmitir os dados. Como essas ondas não viajam por grandes distâncias, é necessário ter antenas mais próximas e o sinal pode oscilar muito, dependendo do local. Contudo, é uma alternativa acessível de internet para zona rural, onde o satélite não está disponível.

Quais são os planos de internet rural da Oi?

A Oi oferece internet rural via satélite com velocidades de até 25 mega para clientes de vários estados brasileiros, como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Rio Grande do Sul. Os preços ficam em torno de R$ 499,90, no contrato de 36 meses, mas as condições específicas dos contratos podem variar de região para região. Por isso, o mais indicado é entrar em contato com a operadora e consultar as condições para seu CEP.

Como consulto a área de cobertura da Oi?

É muito simples consultar as condições da Oi para o CEP onde você quer instalar a internet. Basta acessar o site, clicar em um dos botões "Consultar disponibilidades" que aparecem na tela e digitar o CEP. Em poucos instantes, o sistema vai retornar os pacotes disponíveis para o seu endereço. Considerando o grande alcance dos satélites, é sensato afirmar que a internet rural da Oi está disponível em grande parte das localidades dos estados citados acima, onde a operadora oferece esse serviço. Vale a pena acessar o site e conferir!

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.

🚀 Oi Fibra 200 MB por R$99,90 + Instalação grátis!