Logo Oi 0800 328 1515
internet
Atualizado em
Leitura 4 min

Internet Lenta: 5 Dicas para Melhorar o Sinal de Internet

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

mãos segurando celular e ícone de sinal de internet WiFi em cima do telefone

A qualidade do sinal de internet é fundamental para realizar até mesmo atividades simples, especialmente em ambientes onde muitas pessoas dividem a rede e onde pode existir maior interferência.

Então, se você tem um bom plano, mas mesmo assim tem problemas de conexão e estabilidade do sinal, não se preocupe. Veja a seguir o que causa essa lentidão, como identificar e 5 dicas para melhorar sua conexão que preparamos para te ajudar!

Oferta Oi Fibra

O que causa lentidão na navegação?

Se você já se perguntou, “por que minha internet está tão lenta?”, você não está sozinho. A internet lenta pode ser o resultado de vários fatores, que vão desde problemas com o sinal wifi até a sobrecarga da rede.

Muitas vezes sua internet está lenta por uma combinação de fatores que importante ficar atento, dentre as situações mais comuns então:

  • Obstrução de sinal: onde o modem não consegue espalhar o sinal corretamente por existirem muitas paredes ou eletrônicos próximos que acabam interferindo no sinal;
  • Limitação de dados: nem sempre sua internet fixa vem com dados ilimitados e em alguns casos existem franquias de dados e após atingi-los, você caba perdendo velocidade, importante ficar atento ao contrato;
  • Alcance do sinal: um problema muito comum de perda de velocidade é que o modem não consegue cobrir toda a casa e consequentemente a força da sua conexão também é afetada;
  • Excesso de dispositivos conectados: outro problema muito comum é o excesso de dispositivos conectados ao mesmo tempo, dependendo da velocidade contratada ela consegue conectar uma determinada quantidade e quando passa a conexão acaba perdendo velocidade.

Como identificar o problema da internet lenta?

Internet lenta é uma das reclamações mais comuns entre os usuários de serviços de telecomunicações. Mas como identificar o que realmente está afetando o seu sinal de internet? Conheça como verificar sua conexão e fazer o diagnóstico:

Teste de Velocidade

Uma das formas mais eficazes de diagnosticar o problema de internet lenta é através de um teste de velocidade. Ferramentas online fornecem dados sobre o desempenho atual da sua conexão, como taxa de upload e download.

Configurações do Modem e Roteador

Verifique as configurações do seu modem e roteador para garantir que estejam otimizadas para a melhor performance. Às vezes, uma simples reinicialização pode melhorar o sinal wifi.

Verifique os Dispositivos Conectados

A quantidade de dispositivos conectados pode afetar a velocidade da internet. Considere desconectar dispositivos que não estão em uso para evitar sobrecarga de rede.

Dicas de como melhorar o sinal de internet

Melhorar o sinal de internet é algo que muito necessário, especialmente em um mundo cada vez mais conectado. Uma conexão de internet lenta ou instável pode ser extremamente frustrante e prejudicar atividades como streaming de vídeo, jogos online e até mesmo reuniões de trabalho. Aqui, reunimos algumas dicas práticas para ajudá-lo a otimizar sua conexão. Veja como melhorar o sinal do wifi e da internet:

1. Reinicialize o Sistema

A primeira dica, que sempre é dada pelos técnicos do aparelho é nunca subestime o poder de simplesmente desligar e ligar o aparelho novamente. Isso pode melhorar sinal do wifi e resolver problemas de internet lenta. Em grande parte dos casos apenas essa ação pode ser suficiente para que sua internet retorne a funcionar de forma normal.

2. Escolha um lugar estratégico para o modem

O segundo passo para conseguir melhorar o sinal de internet em um ambiente é escolher o lugar mais estratégico para instalação do modem e configurar a rede. 

As ondas de sinal WiFi tendem a se propagar em ondas para baixo e para as laterais. Por isso, o ideal é que o modem seja instalado em uma posição alta, no cômodo mais central ou mais próximo dos demais aparelhos que precisam de conectar-se à rede.

Deixar o roteador “escondido” também não é bom para a propagação do sinal. Então, de modo algum deixe o aparelho em caixas ou armários, o mesmo cercado de livros e objetos de decoração. 

A ideia principal deve ser: “quanto menos obstáculos melhor para o meu sinal de internet”.

2. Mantenha os aparelhos atualizados

A atualização dos aparelhos também é muito importante para o sinal da internet. Isso vale tanto para os modems como para dispositivos como celulares, computadores, tablets e televisores.

Como as redes WiFi continuam evoluindo, é preciso contar com aparelhos que acompanhem essas transformações. Portanto, em alguns casos, os problemas com o sinal de internet estão relacionados ao modelo dos aparelhos utilizados.

Enquanto alguns aparelhos recebem atualizações automáticas, outros precisam de receber uma atualização manual e outros, mais antigos, deixam de receber atualizações. 

Atualmente, a tecnologia que oferece melhor conexão para redes WiFi privadas é a internet de fibra óptica. Então, se você puder contar com essa opção na sua localização, certamente haverá uma melhoria no sinal de internet.

Conheça o modem Oi Fibra e entenda as diferenças para a internet a cabo!

3. Mude a frequência do sinal

A maioria dos roteadores usados para criar redes WiFi, hoje, têm a opção dual band (duas bandas), uma na frequência 2.4GHz, que é a mais usada, e outra na frequência 5GHz, normalmente com menos alcance, mas mais potente.

Como a frequência 2.4GHz é a usada pela maioria das redes WiFi, muitas vezes essa faixa fica congestionada pelo volume de usuários usando a rede de forma simultânea. Já a frequência 5GHz oferece uma conexão que chega o mais próximo da internet contratada, oferecendo mais velocidade, mas um alcance menor.

Logo, se o seu modem for de modelo atual, provavelmente ele cria duas redes WiFi, uma 2.4GHz e uma 5GHz. Basta então conectar os dispositivos que tiverem essa opção na frequência de 5GHz. 

Caso você não consiga acessar a frequência de 5GHz, entre em contato com o técnico virtual da sua operadora ou da fabricante do aparelho e solicite a assistência profissional.

Mas se o modem que você usa na sua rede for um modelo mais antigo que não conta com essa opção, adquirir um aparelho atualizado pode ser a melhor opção para resolver os problemas com o sinal de internet.

4. Gerencie o uso dos dispositivos

Mesmo com uma boa conexão com a internet, ter problemas de sinal pelo excesso de consumo de banda da rede é mais comum do que imaginamos.

Hoje, temos muito mais dispositivos que antigamente, seja smartphone, tablet, laptop, entre outros. Assim, nossa rede fica sobrecarregada com todos esses equipamentos conectados ao mesmo tempo, por isso é importante contratar um plano de internet que consiga suportar todos os dispositivos da sua sem perder velocidade.

Além disso, com a alta exigência de consumo de dados de algumas das atividades mais rotineiras que fazemos na internet, o excesso de aplicações abertas ao mesmo tempo, também pode ser o principal problema para a velocidade de conexão.

Muitas vezes, esquecemos vários aplicativos abertos nos nossos celulares e computadores, mesmo sem estar usando-os naquele momento. Portanto, é importante lembrar-se de sempre fechar os aplicativos quando terminamos de usá-los.

Quer saber como verificar o sinal de internet e descobrir qual a taxa de download e upload de dados da sua conexão? É só fazer o teste de velocidade da Oi!

5. Instale um repetidor de sinal de internet

Uma das soluções caso sua internet ainda não esteja funcionando bem é a instalação de ampliadores de sinal, especialmente em ambientes amplos e com vários cômodos e pisos, as dicas que citamos até aqui podem não surtir o efeito esperado.

Nessa situação, o mais provável é que você precise aumentar o alcance do sinal de internet. Mas não precisa se preocupar, conseguir aumentar o alcance de uma rede WiFi é muito simples, basta instalar rum amplificador de sinal wifi.

Esses aparelhos são quase como os modems usados para criar as redes WiFi. Você inclusive pode usar um modem antigo como repetidor de sinal. Para funcionar como repetidores e ampliar o alcance do sinal, os aparelhos são conectados ao modem pelos cabos Ethernet.

Outra dica de repetidor de sinal wifi longo alcance é verificar com a operadora se o plano oferecido oferece mais de um ponto Wi-Fi, gratuitamente ou pagando um preço fixo. Aqui na Oi os planos de 700 Mega já vem com 2 pontos Wifi para cobrir a casa toda, e caso você precise de mais é só contratar a parte por um valor fixo. Conheça a Oi Fibra X.

Assim, independente do tamanho do ambiente, você pode aumentar a qualidade do sinal da rede WiFi simplesmente aumentando o seu alcance por meio dos repetidores.

E então? Viu como melhorar o sinal de internet é fácil? 

Mas não se engane, contar com um bom provedor para o serviço continua sendo fundamental para conseguir o melhor sinal de internet, e nisso a Oi é especialista! 

Se você ainda não conhece as vantagens da operadora, entre em contato com o atendimento e consulte os planos e promoções disponíveis para você!

E se as dicas que trouxemos ajudaram você a melhorar o sinal de internet na sua casa compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude mais pessoas com o mesmo problema!

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.
Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.

Artigos relacionados

Assine Oi Fibra 600 + MAX por R$ 109,90!

Última atualização do site: 19/05/2024