• Home
  • Artigos
  • O que é TV a cabo? Essa tecnologia ainda existe?
Leitura 4 min

O que é TV a cabo? Essa tecnologia ainda existe?

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

mulher sentada no sofá enquanto segura controle de tv

Com os serviços de streaming, como o Netflix, conquistando cada vez mais pessoas, principalmente os mais jovens, hoje, as dúvidas sobre o que é TV a cabo voltaram a ser comuns. 

Embora os serviços de streaming como o Netflix estejam ganhando cada vez mais clientes, a assinatura de TV a cabo ainda é muito procurada pela diversidade de conteúdos que pode oferecer. 

Então, se você quer entender como funciona a TV cabo, se ainda vale a pena e as diferenças para outros serviços de TV por assinatura, continue a leitura deste conteúdo!

O que é TV a cabo?

Assim como acontece com o fornecimento de sinal de internet, o sinal de televisão pode ser transmitido de diferentes formas.

Basicamente, elas são:

  • TV via satélite;
  • TV a cabo; e
  • TV via fibra óptica.

A TV via satélite é a principal forma de transmissão, ainda amplamente usada para distribuição do sinal dos canais de televisão aberta. 

Essa tecnologia depende das antenas de transmissão, que enviam o sinal para satélites na órbita terrestre para ser então distribuído de volta para os telespectadores. Contudo, o sinal desse tipo de transmissão não chega com a mesma qualidade a lugares mais isolados. 

A TV a cabo foi a primeira solução para o problema de qualidade do sinal. Para isso, o sinal recebido pelo satélite é centralizado em uma antena do provedor do serviço, que então o redistribui usando uma rede física de cabos.

Dessa forma, o sinal pode chegar aos telespectadores com menos perda de qualidade devido às condições do tempo, das antenas domiciliares e outros fatores de interferência de sinal via satélite.

Já a TV por fibra óptica é uma tecnologia mais recente, que acompanha o avanço da internet de fibra óptica. Nesse caso, a lógica para a transmissão do sinal é a mesma da TV a cabo, com a diferença de que devido à superioridade do material dos cabos de fibra, a transmissão do sinal é mais veloz e ainda mais estável.

Contudo, a tecnologia de TV por fibra é consideravelmente mais cara e mais difícil de encontrar devido à recente implantação da rede de fibra óptica pelas operadoras brasileiras.

O que é melhor? TV a cabo ou TV via satélite?

Quando falamos de serviços de TV por assinatura, as operadoras podem utilizar tanto a tecnologia de TV via satélite como a cabo. 

Vamos então apresentar alguns critérios básicos a se considerar na hora de escolher entre as opções buscando a melhor entre as disponíveis.

Qualidade e estabilidade

No aspecto de qualidade e estabilidade do sinal, a TV a cabo sai em vantagem pois não está menos sujeita às interferências devido às condições temporais. 

Além disso, o equipamento usado na tecnologia de TV a cabo garante uma qualidade de alta definição para as imagens transmitidas.

Cobertura

Nesse quesito, em regiões rurais e mais afastadas de centros urbanos pode não existir a rede de cabeamento físico necessário para instalação da TV a cabo.

Assim, a TV via satélite continua oferecendo uma cobertura maior, sendo, em algumas localidades, a opção mais viável para serviços como televisão e internet.

Conheça os canais de atendimento Oi e consulte a cobertura para a sua região!

Valor

O valor dos planos de TV por assinatura a cabo costuma ser menor do que os via satélite. Isso normalmente se deve ao custo de instalação e manutenção da rede que, no segundo caso, pode depender da instalação de antenas de longo alcance.

Inclusão de outros serviços

Uma das vantagens da tecnologia de TV a cabo é que ela também pode ser usada para a transmissão de dados de internet e de ligações telefônicas de linha fixa. 

Por isso, normalmente, as operadoras oferecem pacotes para inclusão dos três serviços em uma única fatura, o que pode gerar muita economia para os consumidores.

Como escolher entre a TV a cabo ou via satélite?

Considerando os critérios apresentados, você provavelmente já identificou algumas das vantagens e desvantagens da TV a cabo. 

Se você mora em uma região urbana com ampla oferta de serviços de telecomunicações por diferentes operadoras, provavelmente será mais vantajoso contratar um serviço de TV a cabo e incluir outros serviços essenciais, como internet e telefone.

Mas se você reside em uma região rural, onde a rede de cabeamento das operadoras é precária ou inexistente, a TV via satélite ficará mais em conta.

Tirou suas dúvidas sobre o que é TV a cabo? Está pensando em contratar esse serviço para a sua casa ou trabalho? Então aproveite para saber mais sobre os planos Oi TV e descubra qual é o ideal para você!

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.