Quem mora ou trabalha em uma área rural pode viver nessa condição por escolha ou por necessidade, mas nem por isso precisa se manter isolado e desconectado, sem interagir com as grandes cidades.
Por isso, o telefone fixo rural Oi é uma boa opção para fazer essa conexão e possibilitar uma comunicação ágil, seja para manter o contato com amigos e parentes ou até mesmo em uma emergência, o que vale para residências e empresas.
Afinal, o que é e como funciona o telefone fixo rural? Acompanhe neste post os desafios para a chegada da tecnologia em áreas longe dos centros urbanos e como o Oi Fixo pode ser uma solução dentro desse cenário!
O que é e como funciona o telefone fixo rural?
Para cobrir áreas rurais ou remotas, distantes das áreas urbanas, o telefone fixo rural surge como uma das melhores opções, pois, no geral, são regiões que apresentam fraqueza de sinal e dificuldade de atuação das diversas operadoras.
Seu funcionamento se dá por um aparelho com plug ligado à tomada e uma antena que seja capaz de captar o sinal das operadoras móveis, que já dispõem de planos e pacotes específicos para áreas rurais e remotas.
O aparelho utilizado para captar o sinal é similar a um telefone fixo normal, com funcionamento parecido com o de um celular, uma vez que requer um chip para receber e realizar chamadas.
Além disso, o telefone rural permite conexão à internet banda larga com sinal 4G e sintonização de emissoras de rádio. Se preferir, o usuário pode optar pela versão do telefone fixo pré-pago, com cobrança somente em caso de o telefone ser utilizado.
Com a internet rural é possível distribuir o sinal por meio de uma antena de wi-fi para diversos aparelhos — celulares, tablets, notebooks, PC — com uso simultâneo. Em algumas situações, o aparelho consegue alcançar as redes 2G e 3G, melhorando a conexão mesmo em uma área distante.
Quais são os desafios para levar essa tecnologia a áreas remotas?
Um dos maiores desafios de levar a telefonia fixa rural para áreas mais remotas são as diversas construções e paredes, sobretudo com verticalização extensa, propensas a causar interferência na qualidade do sinal que precisa chegar no telefone na região de instalação.
Apesar do uso de um repetidor de sinal e de uma antena apropriada, em algumas regiões ainda há dificuldades de cobertura, por isso é tão importante pesquisar a viabilidade antes de contratar um serviço.
A Oi Planos já dispõe de um plano para quem trabalha ou vive em áreas rurais com a oferta Oi Rural de telefone fixo. Entretanto, a operadora consegue atender localidades situadas a até 30km da ATF – Área de Tarifação Básica em todos os estados Brasileiros de acordo com a elegibilidade dos municípios.
Pelo atendimento Oi é possível detalhar as informações sobre o serviço, como tarifas e tipo de plano, mas antecipamos as principais características do que o fixo rural da Oi oferece:
Ligações locais
No plano Fixo Rural são 100 minutos para ligações locais para qualquer Fixo.
Ligações para celular e DDD
As ligações para celulares e chamadas de longa distância nacional – pelo método de Serviço Móvel Pessoal com diferenciação pelo código nacional DDD – são permitidas, mas tarifadas à parte na fatura.
Instalação
Após o pedido, em até 90 dias você terá o Fixo Rural Oi em sua residência ou empresa.
Gostou do post e está em busca de uma telefonia fixa rural de qualidade e bom funcionamento? Aproveite a visita para saber mais sobre os planos Oi Fixo!
Quem escreve
Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano
Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.