• Home
  • Artigos
  • Internet via satélite ou fibra: qual escolher?

internet

Leitura 4 min

Internet via satélite ou fibra: qual escolher?

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

mãos digitando no notebook

Hoje temos várias formas de nos conectar à rede: internet via satélite, internet rural via rádio, a cabo, fibra óptica, isso sem falar nas redes móveis (2G, 3G, 4G, etc.). 

A lista parece não ter fim! Por isso, ainda pode ser difícil entender as diferenças entre essas formas de conexão e quais as suas vantagens e desvantagens.

Para simplificar um pouco as dúvidas, neste texto focamos nos tipos de conexão mais usados em planos de internet residencial. Então acompanhe o restante do conteúdo para entender as diferenças da internet via satélite e da fibra óptica e entenda como escolher entre as duas opções!

Como funciona a internet via satélite?

A internet via satélite é uma modalidade consolidada no Brasil. Esse tipo de conexão foi criado para ampliar o acesso à internet banda larga nas regiões mais afastadas das grandes cidades, onde a rede física de cabos não tem acesso.

Ela funciona de forma bastante simples. Basicamente, é instalada uma pequena antena na área onde se deseja criar a rede. Essa antena com capacidade de receber e transmitir dados em alta velocidade é então ligada a um modem para criar a rede local. 

Assim, a antena se conecta ao satélite que controla a troca de dados com o servidor, passando a transmitir e receber informações da rede. 

Há alguns anos, os planos de internet dessa modalidade eram consideravelmente mais caros, mas com o aumento da concorrência entre operadoras e o avanço de outras tecnologias como a fibra óptica, os preços têm diminuído consideravelmente.Ainda assim, a conexão via satélite continua sendo mais usada nas zonas rurais do que nas urbanas. 

Em grande parte isso se deve ao fato de que para as áreas urbanas existem outros tipos de tecnologia para criar conexões de maior qualidade.

Todavia, nas regiões mais afastadas a tecnologia via satélite continua sendo a opção que oferece melhores pacotes de  velocidade, estabilidade e área de cobertura.

Podemos então destacar algumas vantagens da internet via satélite, como:

  • cobre 100% do território nacional;
  • fácil instalação e expansão da rede; e
  • melhores pacotes de velocidade para zonas rurais.

Como funciona a internet fibra óptica?

A fibra óptica é uma das tecnologias mais recentes de conexão à internet, considerada à época de sua criação um grande avanço na forma como dados são transmitidos para a rede. 

Ela pode ser considerada uma evolução da internet à cabo, pois funciona basicamente da mesma forma, com a diferença do tipo de material usado no cabeamento da rede. 

Enquanto as redes antigas funcionam com cabos de metais, como cobre, a fibra óptica é um material feito de vidro ou plástico, que permite a transmissão de dados na velocidade da luz e proporciona muito mais estabilidade para a rede. 

Assim, tornou-se possível a oferta de pacotes de internet de ultravelocidade, com taxas de download que superam os 200 Megas.

Isso traz grandes melhorias para a conexão, especialmente em ambientes que muitas pessoas precisam usar a rede de internet simultaneamente. A diferença da fibra óptica para outros tipos de conexões em quesitos como estabilidade e velocidade é notável. 

Além disso, frequentemente os valores dos planos de fibra óptica são bastante competitivos com a conexão via cabo. Contudo, como ainda se trata de uma tecnologia relativamente recente, que depende de uma estrutura de cabeamento local, a fibra óptica ainda é restrita às áreas urbanizadas.

Portanto, entre as vantagens da internet de fibra óptica, destacamos:

  • ultra-velocidade;
  • maior estabilidade de rede;
  • alta durabilidade do material;
  • fácil instalação; 

Veja as ofertas dos planos Oi Fibra!

Como escolher entre a internet via satélite e a fibra óptica?

Se você fez a leitura do conteúdo até aqui, com certeza já tem informações para te ajudar a decidir entre essas duas opções. Mas para deixar a sua escolha ainda mais fácil, vamos apresentar alguns critérios importantes na hora de escolher!

Área de cobertura

Enquanto a internet de fibra óptica está restrita às cidades e áreas urbanas com o cabeamento necessário, a via satélite está disponível em todo o território nacional, dependendo apenas da instalação da antena de comunicação.

Velocidade

As conexões via satélite oferecem pacotes com taxas de download até 30 Megas, o suficiente para executar as principais atividades realizadas na rede (navegar, assistir vídeos, etc.). 

As conexões de fibra óptica, por sua vez, oferecem pacotes com taxas de download que podem superar os 200 Megas, sendo ideais para atividades mais pesadas, como videoconferências e jogos online.

Estabilidade

Um dos principais diferenciais da internet fibra óptica se dá na estabilidade da rede, que não sofre nenhuma interferência eletromagnética que prejudique a qualidade do sinal. Nesse quesito, a internet via satélite também proporciona boa estabilidade, contudo, está sujeita a variações devido às condições climáticas.

Segurança

Nesse quesito, a fibra óptica também sai em vantagem comparada à internet via satélite. Mesmo que os provedores via satélite sejam bastante seguros, devido ao tipo de material utilizado na sua estrutura, a tecnologia de fibra óptica está mais protegida de ataques. 

Valor

Dependendo do tipo de plano, o valor da internet via satélite pode ser muito similar com os valores de planos para internet de fibra óptica. Contudo, o processo de instalação da antena para internet via satélite, normalmente, é repassado ao consumidor, seja no ato de contratação ou nas mensalidades que virão nos meses seguintes.

Para concluir, podemos afirmar que, na maioria dos casos, entre a internet via satélite ou a fibra óptica, a segunda opção terá melhor relação custo-benefício. Todavia, se você busca um plano de internet para um local na zona rural, muito provavelmente a conexão via satélite será a melhor opção. 

Desse modo, sabemos que a internet via satélite continuará a cumprir o seu papel no futuro, mas quando falamos em internet fibra óptica, não podemos deixar de lembrar da Oi como uma das pioneiras dessa tecnologia no Brasil. Então aproveitamos para te convidar a descobrir se a Oi Fibra é uma boa opção para você! 

Mas se você não quer mais esperar e deseja conferir agora mesmo qual o melhor plano Oi para você, acesse diretamente o canal de atendimento da operadora!

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.

🚀 Oi Fibra 200 MB por R$99,90 + Instalação grátis!