internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Oi Fibra é uma boa opção? Confira o review completo

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Mulher com expressão de dúvida

Contratar uma internet rápida e estável para sua casa é algo essencial nesses tempos de reuniões e aulas por vídeo chamada, streaming de filmes e séries, além dos jogos online, que demandam bastante conexão. Uma boa banda larga permite que você e sua família façam tudo isso ao mesmo tempo, cada um em um aparelho — algo importante, agora que todo mundo está em casa pela maior parte do tempo. 

Levando esses fatores em conta, a Oi Fibra Ótica (antiga Oi Velox) é uma boa opção de internet para sua casa. Com altas velocidades e tecnologia de última geração, a banda larga da operadora tem ótimo custo-benefício e oferece internet rápida para trabalhar, jogar, assistir filmes e muito mais.

Quer saber se a Oi Fibra é boa? Então, continue a leitura e veja o review completo!

O que é internet fibra ótica?

A fibra óptica é uma tecnologia mais recente e superior que as operadoras utilizam para levar internet até sua casa, com mais velocidade e estabilidade. Isso porque os cabos são feitos de fios de fibra de vidro (revestidos com materiais resistentes) e os dados viajam pela fiação em sinais luminosos que são mais rápidos. 

A tecnologia da fibra óptica está presente há alguns anos no Brasil. Quando ela surgiu, costumava ser mais cara e ter a instalação difícil, mas com a popularização da Oi Fibra, o serviço está disponível por valores bastante acessíveis, com modem Oi grátis e instalação completa em poucas horas. 

Diferença entre fibra ótica x internet a cabo

Para quem utiliza, as principais diferenças entre a fibra óptica e a internet a cabo comum são a velocidade superior e a maior estabilidade da conexão. 

Na prática, isso quer dizer que você pode fazer uma vídeo chamada em seu computador, enquanto outra pessoa assiste a um filme em 4K na televisão e uma terceira joga online no videogame, em outro cômodo da casa, ao mesmo tempo. Isso porque a Oi Banda Larga com fibra óptica oferece velocidade suficiente para todas essas atividades, sem lentidão ou travamentos. Além disso, como a conexão é mais estável, há menos risco dela oscilar ou cair bem na hora em que você mais precisa. 

Para colocar essa comparação em números, a internet a cabo comum costuma oferecer velocidades na faixa dos 25 mega. Enquanto isso, a Oi Fibra Ótica leva de 200 mega até 400 mega para sua casa. Uma grande diferença, né?

Por oferecer essa quantidade superior de megas, muitos usuários constatam que a Oi Fibra é boa e conseguem desenvolver as suas principais atividades do dia com uma conexão ultraveloz.

Mulher trabalhando no notebook

Como é o desempenho da Oi Fibra?

Essas diferenças se traduzem no desempenho da internet durante suas atividades do dia a dia. Isso é comprovado pelo ranking de velocidade da Netflix: a Oi Fibra Ótica é a internet mais rápida do Brasil, de acordo com os dados de fevereiro de 2021. Isso quer dizer que você pode aproveitar todos os lançamentos do streaming em 4K, sem se preocupar. 

Além disso, a internet da Oi oferece alta velocidade de upload, o que é ótimo para você enviar arquivos pesados para colegas de trabalho. Esse fator, somado à menor latência, também contribui para os jogos online, que rodam sem aqueles atrasos ou travamentos que tanto irritam os gamers. 

Como dissemos, a fibra óptica era uma tecnologia mais cara quando surgiu. Mas agora, os planos Oi Fibra custam até menos que uma internet a cabo comum de outras operadoras: é possível contratar 200 mega por apenas R$ 99,90 ao mês. Também é importante citar que a fibra óptica da Oi já é oferecida em mais de 100 municípios em todo o Brasil.

Em resumo, a internet Oi Fibra é boa e uma alternativa muito superior à internet com cabo comum. Se o serviço está disponível para o seu endereço, não há motivo para preferir outro tipo de internet, já que ela é muito mais rápida, estável e oferece preços acessíveis.

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.