internet

Atualizado em
Leitura 5 min

Qual o ddd da Oi?

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Mulher com dúvida

Se você deseja ligar para alguém que mora em outra cidade, precisa saber qual o DDD da Oi. Esse dado identificado por uma sequência de 3 números é utilizado em chamadas de longa distância, conhecida como ligação interurbana. 

Isso é necessário porque, em alguns casos, o código da área onde será realizada a chamada é diferente da cidade de destino. Sem o DDD a ligação corre o risco de não ser completada.

Neste texto você vai saber qual o prefixo da Oi, para que ele serve e como usá-lo para fazer ligações. Acompanhe para mais informações!

O que é e para que serve o DDD?

O código de Discagem Direta a Distância ou simplesmente DDD, como conhecemos, são números apresentados pelas operadoras. Não apenas a Oi, mas todas as outras operadoras no Brasil contam com seu próprio DDD. É através desse código que os clientes Oi podem realizar chamadas de longa distância, ou seja, para outros municípios e estados. 

Quando precisar fazer ligações para outros países, o código recebe outro nome: Discagem Direta Internacional (DDI). Em resumo, trata-se de um código essencial para as ligações e que, quando usado ativa algumas promoções de chamadas. Por essas e outras, saber qual o DDD da Oi é bastante importante. O uso do prefixo nas chamadas é indispensável, visto que ele serve para realizá-las de maneira segura e sem intercorrências.

Nos tópicos a seguir, você vai saber qual prefixo da Oi utilizar em chamadas para celular e telefones fixos. Por isso continue lendo este texto.  

DDD da Oi

Caso ainda não saiba qual o DDD da operadora Oi não tem problema, você vai conhecê-lo agora. O DDD da operadora é diferente em algumas cidades do país, por exemplo, para algumas regiões, o prefixo é o 14, em outras utiliza-se o 31.  Confira a seguir os estados que utilizam cada código. 

O prefixo 14 é utilizado nas seguintes localidades:

  • Em todos os estados da região Sul – Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina; 
  • Em todos os estados da região Centro-Oeste – Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, incluindo o Distrito Federal; 
  • Na região Norte apenas nos estados do Acre, Rondônia e Tocantins.

Já o prefixo 31 é usado para:

  • Em todos os estados da região Sudeste – São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo; 
  • Em todos os estados da região Nordeste – Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará, Piauí e Maranhão;
  • No demais estados da região Norte – Amazonas, Amapá e Roraima.

Agora você já sabe qual DDD da Oi é usado em cada região do país. Falta apenas entender como utilizá-lo para ligações no seu celular ou telefone fixo. Vamos lá? 

Código DDD Oi celular

O código DDD da operadora difere quando utilizado em smartphones e telefones fixo. O que muda é o último dígito, mas vamos te explicar como funciona. 

Se você vai realizar a chamada do seu plano Oi Celular, deve digitar o telefone nessa ordem:

0 + 31 + DDD da cidade + número do telefone que receberá a chamada.

Fala a verdade, não tem nenhum segredo, ainda mais quando você já sabe qual o prefixo da Oi!

Código DDD Oi fixo

Como falamos acima, há diferenças no código para celular e no telefone fixo. No caso, o que muda para chamadas feitas do aparelho residencial é o último número do prefixo da operadora. 

Para quem tem plano Oi Fixo em casa e quer realizar chamadas de longa distância, siga essa ordem:

0 + 30 + DDD local (código da cidade) + número do telefone que receberá a ligação. 

Vale lembrar que o código vale para ligações feitas de fixo para fixo e também de fixo para celulares de qualquer operadora, inclusive a Oi. 

Como fazer uma ligação usando o DDD da operadora Oi? 

Mesmo depois de descobrir qual o DDD da operadora Oi, podem ficar dúvidas de como fazer uma ligação utilizando o código.

O que conhecemos como ligação interurbana é a chamada para cidades com códigos diferentes da sua. Por exemplo, na região metropolitana de São Paulo o DDD é 11, enquanto em cidades do Vale do Paraíba, como Taubaté, o código é 12. 

Essa diferença nos códigos podem gerar dúvidas na hora de realizar as chamadas. Mas fique tranquilo, vamos te explicar como fazer. 

Se você mora em uma cidade que utiliza o prefixo 14, a ligação deve ser feita dessa forma:

  • Primeiro disque o código 0+14 do seu celular ou telefone fixo; 
  • Depois disque o código da cidade;
  • Por fim disque o número do telefone que receberá a chamada.

Para quem reside em cidades com o prefixo 31, o passo a passo é igual. Mas, lembra-se que se a chamada está sendo feita do telefone fixo, o DDD muda e você deve discar 0+30. 

Código para ligações Oi Nacionais

Você já sabe qual o DDD da Oi e sei que deve estar se perguntando como fazer ligações nacionais com ele, certo?

Essa é uma das possibilidades de uso para o prefixo da operadora, onde você pode falar com amigos e familiares de outras cidades. O DDD é um código para manter a ligação segura e sem intercorrências, permitindo que você se comunique à distância. 

Para fazer a chamada, você deve digitar os números nessa sequência: 

  • 0 + código da Oi para a sua região – 14 ou 31; 
  • Código da cidade em que fará a ligação; 
  • Número do telefone que receberá a chamada; 

Ao discar os números nessa ordem, basta aguardar que a pessoa do outro lado da linha atenda para conversar o quanto desejar. 

Viu só como fazer a ligação nacional utilizando o DDD da Oi é muito simples e rápido? Lembre-se que o DDD da operadora é diferente em algumas localidades, se atente a essa informação quando for ligar e bom papo!. 

Código para ligações Oi Internacionais

O seu número Oi também realiza chamadas internacionais, assim você pode falar com aquele amigo ou parente que mora no exterior. 

Se não sabe qual o DDD da Oi para ligações internacionais, não tem problema. Confira a seguir o código e a maneira correta de fazer a chamada:

  • Digite 00 + 31 ou 14 dependendo da sua região; 
  • Digite o código do país que receberá a chamada;
  • Digite o código da cidade em que está realizando a ligação; 
  • Digite o número de telefone para que deseja ligar. 

Pronto, agora é só aguardar que a outra pessoa atenda a sua ligação.

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.

🚀 Oi Fibra 200 MB por R$99,90 + Instalação grátis!