Algumas vezes pode acontecer de estarmos usando o celular e nos depararmos com a mensagem “rede móvel indisponível”. Quando essa mensagem aparece, quer dizer que não é possível usar serviços como ligações, SMS e internet móvel.
Enquanto em certos casos esse é um problema temporário de indisponibilidade do sinal fornecido pela operadora, em outros o problema pode ser do aparelho utilizado.
Se isso acontece com frequência no seu celular, não se preocupe. Nos próximos tópicos explicamos as possíveis causas e apresentamos alternativas que podem solucionar o problema! Confira!
Por que a rede móvel fica indisponível?
Como já mencionamos na introdução do texto, normalmente, o problema de rede móvel indisponível acontece devido a problemas temporários na disponibilidade do sinal.
Essa indisponibilidade pode se dar por problemas na manutenção da rede, interferência de sinal ou, simplesmente, pela localização atual não contar com cobertura da operadora.
Contudo, se o problema é recorrente e ocorre mesmo em locais onde a cobertura da operadora oferece um sinal de boa qualidade, ele pode estar relacionado à configuração do aparelho, ao chip ou a defeitos nas peças.
Nesse sentido, os problemas mais comuns são:
- a não localização do número de identificação (IMEI) do aparelho pela rede móvel; e
- a desconfiguração do APN (Acess Point Name) da operadora no aparelho.
Felizmente, para todos os casos, algumas ações simples podem solucionar o problema. Então, veja a seguir um passo a passo das principais soluções!
Quer contar com planos de celular e internet com ampla cobertura de sinal? Confira os planos Oi!
Como corrigir rede móvel indisponível?
As soluções a seguir visam a solucionar as diferentes possíveis causas do problema de rede móvel indisponível.
Enquanto algumas são simplesmente formas de “driblar” ou corrigir erros de configuração, outras vão alterar configurações importantes do aparelho. Portanto, é recomendado ter prudência e, primeiro, se certificar de que o problema não está relacionado apenas à cobertura de sinal.
Selecione a rede móvel manualmente
Frequentemente o problema de rede móvel indisponível se dá apenas porque o aparelho não reconhece a rede automaticamente.
Se for esse o caso, basta realizar a conexão de forma manual, seguindo os seguintes passos:
- acesse ao menu de configurações do aparelho;
- entre na opção “Conexões”;
- escolha a opção “Redes Móveis”;
- acesse as “Operadoras de Rede”;
- selecione a opção “Selecionar manualmente”.
Com isso, o sistema operacional realiza uma busca pelas redes móveis disponíveis e apresenta as opções disponíveis. Basta então selecionar a opção correspondente à sua operadora e aguardar a mensagem confirmando o registro na rede móvel.
Se você não tiver sucesso na primeira tentativa, reinicie o aparelho e tente novamente.
Ative brevemente o modo avião
O modo avião é um recurso dos aparelhos para evitar que sinais de Wifi, Bluetooth e redes móveis causem interferência na comunicação de aeronaves durante o transporte de passageiros.
Por isso, ao ativar o modo avião, todas as comunicações do aparelho ficam desabilitadas.
O que muitas pessoas não sabem é que ativar brevemente o modo avião também é um modo de “driblar” e corrigir erros na configuração dos aparelhos. Assim, essa é uma alternativa que pode solucionar os problemas de rede móvel indisponível.
Você pode ativar o modo avião de duas formas, através do botão “liga/desliga” ou pelo menu de opções rápidas.
Para ativar o modo avião usando o botão liga e desliga, siga os seguintes passos:
- segure o botão “liga/desliga” na lateral do aparelho;
- selecione o ícone em forma de avião;
- tente realizar uma chamada de voz;
- ao receber a mensagem informando que o aparelho está no modo avião, confirme que deseja retornar para o modo online.
- aguarde alguns momentos e tente novamente realizar uma ligação.
Outra alternativa para ativar o modo avião é pelo menu de opções rápidas. Nesse caso os passos são:
- deslize a tela do celular do alto para baixo para acessar o menu de opções rápidas;
- navegue pelas abas do menu e localize e selecione o ícone em forma de avião;
- tente realizar uma chamada de voz;
- ao receber a mensagem informando que o aparelho está no modo avião, confirme que deseja retornar para o modo online.
- aguarde alguns momentos e tente novamente realizar uma ligação.
Atualize o sistema operacional
As atualizações nos sistemas operacionais dos aparelhos (sejam eles Android ou iOS) são muito importantes para acompanhar a evolução das tecnologias usadas nas redes móveis.
Por isso, muitas vezes o problema de rede móvel indisponível acontece apenas em função de uma desatualização do sistema.
Assim, se certificar que o seu aparelho conta com as últimas atualizações de sistema, siga os passos a seguir:
- acesse o menu de configurações do aparelho;
- procure e selecione a opção “Sobre o telefone”;
- selecione a opção “Atualizações do Sistema”;
- aguarde a verificação e, caso existam atualizações disponíveis, faça o download das últimas atualizações (para isso, se certifique de que o celular esteja com boa carga de bateria).
Corrija erros de Firmware (ROM)
Erros de Firmware são, geralmente, os responsáveis pela falha na identificação do IMEI dos aparelhos, sendo muito comuns em aparelhos que não utilizam o Android original de fábrica (Custom ROMs).
Se esse for o seu caso, a melhor alternativa é instalar o Android original. Para isso, o mais recomendado é levar o seu aparelho até a consultoria técnica especializada, explicar o problema e solicitar a instalação do Android original.
Limpe o chip
O problema de rede móvel indisponível ainda pode ser causado, simplesmente, por um problema no chip, como encaixe imperfeito, oxidação ou mesmo excesso de sujeira.
Se você suspeita que essa pode ser a causa do problema, desligue o seu aparelho, remova o chip e limpe a parte dourada usando uma borracha branca comum.
Mas caso o problema persista, lembre-se que você ainda pode solicitar um novo chip junto à sua operadora.
Restaure as configurações de fábrica
Por fim, uma solução mais radical, porém com grandes chances de sucesso, é restaurar as configurações de fábrica do aparelho.
Porém, é muito importante ressaltar que esse procedimento apaga todas as informações armazenadas no aparelho, desde aplicativos baixados até contatos e arquivos de mídia.
Então, antes de realizar a restauração, faça um backup do seu aparelho para não perder nenhum arquivo importante.
Siga os passos a seguir para realizar a restauração das configurações de fábrica do aparelho:
- acesse o menu de configurações do aparelho;
- procure pela opção “Contas e backup”;
- selecione “Fazer backup e redefinir”:
- escolha a opção “Restaurar dados de fábrica”;
- confirme selecionando a opção “Restaurar telefone”.
O aparelho iniciará então a restauração das configurações de fábrica. Ao finalizar a restauração e iniciar o aparelho novamente, você verá que ele estará com as mesmas configurações da primeira vez que foi usado após a compra.
Reforçamos que na maioria dos casos, as soluções apresentadas são o suficiente para solucionar o problema. Contudo, se nenhuma das soluções delas te ajudar, a última alternativa é levar o aparelho até a assistência especializada.
E agora que você já sabe o que significa rede móvel indisponível e já se inteirou sobre as alternativas que podem resolver o problema, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e marque outras pessoas que podem gostar das dicas que apresentamos!
Quem escreve
Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano
Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.