internet

Atualizado em
Leitura 5 min

Como cadastrar chip da Oi?

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Menina digitando no celular

Migrou de operadora e quer saber como cadastrar chip da Oi no seu celular? Então está no lugar certo, pois neste texto vamos explicar como fazer isso de forma simples. 

Vale também para quem está com um celular novo ou trocou de número na Oi. Já adiantamos que o processo é bem rápido e você não terá dificuldade para executá-lo. 

Vamos ao que interessa, acompanhe o passo a passo para saber como cadastrar o chip da Oi com facilidade. 

Como cadastrar chip da Oi por telefone?

Se você não sabe cadastrar chip da Oi, não precisa se preocupar porque o processo é bastante simples. Ainda mais se for feito pelo telefone, nos canais de autoatendimento da operadora, uma das opções mais usadas pelos clientes da Oi por ser fácil e rápida. 

Antes de mais nada, você precisa inserir o chip Oi no seu celular para iniciar o processo de cadastro e depois, ligar o seu aparelho. Feito isso, entre em contato com a operadora pelo número *144. Após iniciar a chamada, uma mensagem aparecerá na tela do seu smartphone perguntando se deseja ou não receber atualizações sobre promoções. 

Fique livre para escolher, mas se fosse você não deixaria de receber as principais promoções para não perder nada! Em seguida, faça o cadastro do seu CPF e aguarde pela mensagem de confirmação, ela aparecerá em poucos segundos na sua tela. 

Após realizar todo o procedimento pode levar até 24 horas para que se efetue a ativação completa, por isso tenha paciência. 

Como cadastrar chip Oi na loja física?

Outra opção para ativar o chip da Oi é na loja física com o auxílio de um atendente. Essa é uma alternativa para quem tem dificuldade em realizar o cadastro sozinho, já que terá o suporte presencial da equipe Oi. 

Para fazer a ativação do chip na loja física, você precisa encontrar a mais próxima da sua residência e isso é fácil! A Oi tem lojas em muitas cidades do Brasil e está presente nos principais centros comerciais e shoppings do país. 

Não esqueça de levar seus documentos pessoais para que o atendente realize o cadastro e a ativação da linha. Para isso, você vai precisar do seu CPF e RG, ou então, da sua CNH.

Depois de ativado na loja física, o processo completo pode levar até 24 horas para ser concluído e a linha funcionar adequadamente. Após esse período, é só aproveitar as vantagens do seu Oi!  

Cadastrar chip Oi pela internet

Infelizmente ainda não tem como cadastrar chip Oi pela internet, já que a operadora não disponibiliza essa opção. Mas a Oi dispõe de outros meios para cadastrar o seu chip em canais de atendimento ou loja física. 

Se você realizou o cadastro do chip pelo telefone ou em uma loja física e, passado o prazo de 24 horas ele ainda não funcionar, é possível que o chip Oi tenha algum defeito. Nesta situação, o ideal é ir até uma loja física da Oi para verificar o que está acontecendo e, se for necessário, fazer a troca do chip. 

Mulher digitando no celular

Como cadastrar chip Oi por SMS?

Também não é possível fazer o cadastro por mensagens de texto, mas fique tranquilo que há outros meios. Para não precisar sair de casa, você pode realizar a ativação por ligação, um processo bem simples e rápido. 

Você pode cadastrar o chip da Oi por ligação via celular ou telefone fixo. Para isso, é só ligar para o número 1057 e seguir a gravação até a opção de falar com um atendente. Feito isso, é só explicar que deseja fazer a ativação do chip Oi para receber as orientações. 

Caso a ligação seja feita de um telefone fixo, você deve informar o número do chip ao atendente. 

Como ativar um Oi chip? 

Se o seu chip é novo, assim que ele for inserido no aparelho a Oi entrará em contato por mensagem, informando o número da sua linha. 

Depois de receber a mensagem, faça uma ligação para qualquer número. Isso é necessário para que a Oi te direcione à central de cadastro. Por lá você irá saber como cadastrar o chip da Oi e ativá-lo. Os passos são simples e rápidos! Feito isso, é só aguardar 24 horas para que a ativação seja completada. 

Bloquear ou desbloquear chip Oi

O bloqueio e desbloqueio do chip também é bastante frequente entre os clientes da Oi. Essa ação é necessária para casos de roubo ou perda do aparelho celular. Sendo assim, é uma maneira de evitar que outra pessoa use o número.

Assim como o processo para ativar o chip Oi, o bloqueio é simples. Você pode fazer a ação pelo aplicativo Minha Oi, basta seguir esse passo a passo:

  • No aplicativo, procure pela opção “Móvel” e depois “Serviços”; 
  • Clique na aba “Bloqueio por Perda ou Roubo”; 
  • Na tela seguinte, serão solicitados alguns dados, entre eles o CPF do titular; 
  • Em seguida, uma mensagem de confirmação aparecerá na tela com um número de protocolo. 

Se o chip for vinculado a um plano pré-pago, você tem até 90 dias para fazer recargas e reativá-lo. Caso contrário, ele será desativado definitivamente. 

Para fazer o desbloqueio da linha é um pouco mais complicado, mas também bastante acessível. Isso porque o processo é feito por um atendente da Oi em lojas físicas da operadora ou em estabelecimentos autorizados. 

Será necessário ter em mãos seu RG e CPF para realizar o desbloqueio e a loja irá disponibilizar um novo chip com o mesmo número que você usava, realizando a portabilidade numérica. 

Como fazer para recuperar chip da Oi?

Como ativar o chip da Oi você já sabe, agora vai aprender como recuperá-lo caso tenha algum problema. 

Para realizar esse procedimento, você precisa ir até uma loja física da Oi com seus documentos pessoais de identificação e explique ao atendente a situação para que seja feita a substituição para um chip em branco, mantendo o número que usava anteriormente.

Os processos de ativação e bloqueio são gratuitos, mas vale ressaltar que a reativação do chip tem custo, já que você estará comprando um novo.

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.