internet

Atualizado em
Leitura 3 min

Como mudar a senha do Wi-Fi Oi?

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Roteador Wi-Fi

Quem nunca chegou em um restaurante ou na casa de um amigo e já pediu a senha do Wi-Fi antes mesmo de dizer "bom dia"? Mesmo com pacotes de 4G mais acessíveis, ter acesso à internet sem fio continua sendo muito importante para economizar a franquia de dados e a bateria do celular. Nesse contexto, saber como mudar a senha do Wi-Fi também é uma habilidade essencial. 

Em primeiro lugar porque as senhas padrão que vem junto com os roteadores costumam ser difíceis: elas têm tantos números e letras que é quase impossível lembrar de cabeça ou passar para alguém sem escrever num papel. Além disso, é bom mudar a senha da sua internet de vez em quando, para evitar que gente mal intencionada invada sua conexão e roube seus dados.

A boa notícia é que trocar a senha do Wi-Fi da Oi é mais fácil do que muita gente pensa. É possível fazer a mudança pelo celular ou notebook em poucos minutos.

Continue a leitura para entender todos os detalhes sobre como mudar a senha do Wi-Fi Oi!

Como mudar a senha do Wi-Fi Oi pelo celular?

Antigamente, esse processo de trocar a senha do Wi-Fi era mais complicado: exigia alguns conhecimentos de informática para entrar em endereços específicos e fazer os comandos necessários para a configuração. Entretanto, já faz algum tempo que o Wi-Fi da Oi pode ser configurado em um aplicativo simples de utilizar: o Técnico Virtual da Oi.

Para mudar a senha do WiFi Oi pelo celular, siga os seguintes passos:

  1. Baixe o app "Técnico Virtual" da Oi na Google Play ou App Store;
  2. No app, selecione o tipo de conexão que você possui: Oi Fibra ou Banda Larga;
  3. Selecione o serviço "internet" e você verá um botão "Trocar senha do Wi-Fi";

Acessando essa tela, você pode digitar a senha que preferir e configurá-la no Wi-Fi da sua casa. Pelo aplicativo "Técnico Virtual" é possível fazer essa troca de senha sempre que você achar necessário. Apenas se atente para o fato de que o app deve exigir informações como o CPF do titular da conta, antes de permitir que você acesse essas funções.

Como mudar a senha do Wi-fi Oi no computador?

O método mais simples para trocar a senha pelo seu computador pessoal também é pelo técnico virtual. Você poderá aproveitar essa ferramenta em qualquer tipo de dispositivo que desejar, sendo que a principal diferença é a forma pela qual el.

Para acessar o Técnico Virtual no computador, você precisa primeiro abrir o seu navegador de internet (Chrome, Edge ou afins). A partir disso, siga os seguintes passos para mudar a senha WiFi Oi pelo computador:

  1. Acesse o site da Oi (oi.com.br);
  2. Clique no botão "Minha Oi", em verde, à direita da tela;
  3. No menu "Suporte Técnico", clique no botão "Técnico Virtual";
  4. Nessa tela, clique em "Técnico Virtual na Web", em verde;
  5. Escolha o seu tipo de conexão (fibra ou banda larga);
  6. Como no app de celular, é só optar pelo serviço de Internet e clicar em "Trocar senha do Wi-Fi";

Se você não conseguir trocar a senha pelo Técnico Virtual, você pode acessar o TP Link, digitando o IP do seu roteador na barra de endereços do navegador de internet. Uma vez que você consiga acessar o sistema, os passos são os mesmos.

Espaço para inserção da senha

Como mudar a senha do Wi-Fi Oi pelo TP LINK?

Uma vez que você tenha anotado o IP do seu roteador, não é difícil trocar a senha do Wi-Fi pelo TP Link, que é o sistema do roteador. O primeiro passo é abrir o navegador de internet do seu computador, tablet e celular e digitar o IP na barra de endereços. 

Você verá uma tela pedindo login e senha. Talvez essas informações estejam escritas na mesma etiqueta onde você encontrou o IP. Mas, se não estiverem, você pode tentar inserir algumas combinações padrão, como:

  • Login: Admin/Senha em branco
  • Login: Admin/Senha: Admin
  • Login: Admin/Senha: 1234

Uma vez que você consiga entrar no sistema, você deve procurar o botão "Configurações da rede Wi-Fi" ou "Wireless Settings" (caso esteja em inglês). Nessa página, você vai encontrar a opção para trocar de senha com o nome "Senha", "Password" ou "Shared Key". É ali, nesse campo, que você vai digitar a senha nova. Depois é só clicar em "ok" e pronto!

Como encontrar o IP do meu roteador?

Talvez, se você tem o plano de internet da Oi (antiga Oi Velox) há mais tempo e seu roteador é de um modelo mais antigo, você não consiga trocar a senha do Wi-Fi pelo app "Técnico Virtual". O ideal é que você tente por lá antes, já que é a forma mais simples. Mesmo assim, se você não conseguir pelo app, ainda é possível mudar a senha do Wi-Fi da Oi de outras formas.

A questão é que, para isso, você vai precisar do IP do seu roteador — aquele equipamento que fica conectado direto na fiação e transmite o sinal do Wi-Fi para o resto da casa. Para descobrir o IP, basta olhar na parte de trás ou do lado do roteador: é uma série de números com pontos que fica em uma etiqueta, geralmente de forma bem clara. 

Como descobrir se alguém está usando minha conexão Wi-Fi Oi?

Essa é outra função que você pode acessar pelo "Técnico Virtual". Na tela inicial do app, logo abaixo do botão para trocar a senha do Wi-Fi, você pode ver outro botão que diz "veja os dispositivos conectados na sua rede". 

Com essa função, você vai ver o seu computador ou celular, é claro. Mas se houver muitos dispositivos conectados ou um aparelho que você não conhece, alguém pode estar usando seu Wi-Fi indevidamente. Nesse caso, mudar a senha do Wi-Fi é importante para que essas pessoas não tenham mais acesso.

Se você não conseguir visualizar os dispositivos conectados pelo app "Técnico Virtual", você pode encontrar essa informação no TP Link. Acesse o sistema seguindo os passos que descrevemos acima, mas procure um botão escrito "LAN", nas opções. Acessando essa opção, você verá uma tabela com os aparelhos conectados no seu Wi-Fi.

Com que frequência tenho que mudar a senha do Wi-Fi Oi?

Não existe uma regra para isso, nem é preciso trocar a senha do Wi-Fi  sempre. Se você criar uma senha nova a cada três ou seis meses, já é o bastante. O mais importante é ter certeza de que você criou uma senha segura.   

Como criar uma senha segura para meu Wi-Fi Oi?

Evite senhas muito simples, como "12345", "abcde" ou "1010". Também não é indicado usar nome, sobrenome ou a data de nascimento de qualquer pessoa da sua casa. Senhas assim facilitam o trabalho dos invasores. Para criar senhas seguras, siga essas dicas:

  • Crie senhas longas, com mais de oito dígitos;
  • Evite palavras muito óbvias, como "cachorro", "sorvete" ou "pizza";
  • Misture letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos;

Usando os exemplos acima, mesmo que você queira usar a palavra "cachorro" como senha, pois você ama os bichos, você pode escrever de forma diferente: C@chOrR0, com números e símbolos, para dificultar a invasão. Mas o mais indicado é mesmo fazer uma combinação aleatória de letras (maiúsculas e minúsculas), números e símbolos. 

Com essas dicas esperamos que você consiga trocar a senha Wi-Fi Oi na sua casa, e criar senhas mais seguras para que ninguém fique utilizando a sua internet sem permissão. 

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.