Logo Oi 0800 328 1515
internet
Atualizado em
Leitura 3 min

Teste de Velocidade Oi: Como saber qual é minha velocidade de internet?

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Notebook com ilustração de um foguete decolando da tela

Você sabia que é possível fazer um teste de velocidade Oi para avaliar a qualidade da sua internet? Em uma ferramenta específica e preparada para avaliar a conexão, você consegue medir a agilidade da internet em sua casa. 

Neste texto, vamos te explicar do que se trata esse teste, como ele funciona e qual a importância de realizá-lo. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto. 

Provided by OpenSpeedtest.com

O que é um teste de velocidade?

O teste de velocidade Oi é uma forma de avaliar o quanto de internet está sendo entregue em sua casa. Serve para conexões banda larga e também para fibra ótica. Desse modo o próprio cliente verifica a qualidade do serviço. 

Existem ferramentas que fazem a avaliação de forma muito simples em apenas alguns segundos. Com o speed test Oi é possível verificar fatores em relação a estabilidade e transferência de dados e conferir se estão entregando o que foi contratado.

Teste de velocidade Oi: como funciona?

Essa avaliação é feita com base em dados da conexão recebidos pelo sistema da Oi. Desta forma, o teste de velocidade Oi leva em consideração o tempo de envio de materiais, recebimento do sinal, latência e a transferência de arquivos. Como mencionado, ele é feito através de uma ferramenta específica. Sua função é medir a capacidade da conexão em relação a downloads e uploads gerados durante o uso. 

Uma vez que a Oi trabalha com diferentes tecnologias para levar a internet até sua casa, o resultado é variável. Ou seja, dependendo da tecnologia adotada, o teste de velocidade Oi pode apresentar dados distintos. 

Para oferecer internet banda larga a operadora usa 3 tecnologias: cabo, satélite e fibra ótica. Veja quais são os resultados esperados para cada formato:

  • Cabo coaxial: nesta tecnologia são usados cabos DSL para converter o sinal de internet em dados para serem escaneados pelo computador. Por isso, estima-se uma entrega de 30% a 90% da velocidade real contratada no plano;  
  • Satélite: a conexão via satélite tem atuação similar a DLS, porém utiliza-se 2 modems e uma antena para a captação dos dados. Assim como a opção do cabo, a entrega não é total;
  • Fibra óptica: essa é uma tecnologia nova e mais eficiente, dividida em duas opções. Na simétrica, as velocidades de down e upload são iguais, com pequena oscilação de valores finais. Para assimétrica há variações na velocidade.

Para obter os dados necessários, o cliente receberá arquivos para download e deve baixá-lo em dois momentos. No primeiro é avaliada a latência da conexão e para o segundo a qualidade e eficiência desta. 

Como testar a velocidade da minha internet Oi? 

O teste de velocidade da Oi é feito em uma ferramenta específica com a tecnologia necessária para a avaliação da rede. Ele pode ser feito do seu computador ou por um smartphone conectado à internet Oi. São apenas alguns minutos para finalizá-lo e não é necessário fazer nenhuma ação elaborada. 

Com o teste de velocidade da Oi Fibra ou Speed Test Oi, como também é chamado, você sabe se há qualidade na conexão ou não e se for o caso, reclamar na operadora.

Oferta Oi Fibra

Quais são os dados medidos no Speed Test?

Ao entender o que cada métrica mede, você será capaz de interpretar os resultados do seu Speed Test de forma mais eficaz, possibilitando uma melhor resolução de problemas e uma experiência online mais agradável. Conheça o que significa cada item:

  • Download: O download refere-se à velocidade com que você pode receber dados do servidor para o seu dispositivo. Essa métrica é crucial para atividades como assistir a vídeos em alta definição, baixar arquivos e jogar online. A velocidade é geralmente medida em Megabits por segundo (Mbps).
  • Upload: A velocidade de upload indica quão rápido você pode enviar dados do seu dispositivo para um servidor. Isso é especialmente relevante para upload de arquivos, videoconferências e jogos online. Assim como a taxa de download, a velocidade de upload também é medida em Mbps.
  • Latência (Ping): A latência, frequentemente referida como "ping", é a medida do tempo que um pacote de dados leva para ir do seu dispositivo até o servidor e retornar. Uma latência baixa é desejada para atividades que exigem resposta em tempo real, como jogos online e VoIP. A latência é medida em milissegundos (ms).
  • Jitter: O Jitter é a variação no tempo que pacotes de dados levam para chegar ao destino. Um baixo jitter é sinal de uma conexão mais estável. Altas variações podem resultar em uma experiência de internet instável. Geralmente, é medido em milissegundos (ms).

Por que é importante fazer teste de velocidade?

Esse teste é um medidor de qualidade, onde o cliente Oi consegue avaliar a velocidade do plano. 

Através dele é possível verificar se o plano contratado entrega o que foi prometido ao usuário. Você também consegue verificar, em um primeiro momento, se está tendo algum problema de conexão e resolvê-lo com a operadora posteriormente. O teste de velocidade Oi é rápido, gratuito e apresenta resultados precisos sobre a sua internet. 

A internet da Oi é boa? 

Se você está em dúvidas se a velocidade da internet Oi é compatível às suas demandas, o teste pode esclarecer suas dúvidas.  

A Oi trabalha com diversas tecnologias para oferecer uma conexão de qualidade e ultraveloz para sua casa. Com a tecnologia da fibra ótica, os planos ficaram mais completos e muito mais velozes, um diferencial para os clientes.

Planos Oi Internet

A internet Oi Fibra possui dois planos com muita velocidade para você navegar de casa ou do trabalho. 

Por a partir de R$ 89,90 mensais você pode escolher entre 400 mega, 500 mega e 1 Giga de internet banda larga com a tecnologia da fibra ótica. E verá no teste de velocidade Oi que a qualidade da internet é bastante elevada. 

Como escolher meu plano de internet ideal?

A escolha depende da sua necessidade em relação à velocidade da internet Oi. Por conta da fibra ótica, a entrega é bastante completa e estável, o que é um importante diferencial. 

Se você conecta um número alto de dispositivos e precisa de mais megas para navegar, como ocorre em uma empresa, o pacote com 500 mega é mais completo e atenderá sua demanda sem intercorrências.

Caso o uso seja moderado, o pacote de 400 mega consegue atender bem a sua casa, afinal também tem uma boa oferta Oi de dados para toda a família!

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.
Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.

Artigos relacionados

Assine Oi Fibra 600 + MAX por R$ 109,90!

Última atualização do site: 19/05/2024