Representação da Terra vista do espaço com rede de satélites conectando o planeta, ilustrando cobertura global de internet, com a frase “Internet via satélite ou fibra: qual escolher?” em destaque.

Hoje temos várias formas de nos conectar à rede: internet via satélite ou fibra óptica, internet rural via rádio, a cabo, isso sem falar nas redes móveis (2G, 3G, 4G, etc.).

A lista parece não ter fim! Por isso, ainda pode ser difícil entender as diferenças entre essas formas de conexão e quais as suas vantagens e desvantagens.

Para simplificar um pouco as dúvidas, neste texto focamos nos tipos de conexão mais usados em planos de internet residencial. Então acompanhe o restante do conteúdo para entender as diferenças entre a internet via satélite e a fibra óptica e descubra qual delas é a melhor opção para você!

O que é internet via satélite?

A internet via satélite é um tipo de conexão que utiliza satélites em órbita para fornecer acesso à rede, sem a necessidade de cabos terrestres. Para isso, é instalada uma antena parabólica que se comunica diretamente com o satélite, enviando e recebendo dados.

Essa tecnologia é uma alternativa eficiente para regiões remotas, como áreas rurais, ilhas e locais de difícil acesso, onde outras infraestruturas não chegam. Dependendo do provedor e do plano contratado, a internet via satélite pode oferecer boa velocidade de navegação, permitindo conectividade global mesmo em locais isolados.

Como funciona a internet via satélite?

A internet via satélite é uma modalidade consolidada no Brasil. Esse tipo de conexão foi criado para ampliar o acesso à internet banda larga nas regiões mais afastadas das grandes cidades, onde a rede física de cabos não tem acesso.

Ela funciona de forma bastante simples. Basicamente, é instalada uma pequena antena na área onde se deseja criar a rede. Essa antena com capacidade de receber e transmitir dados em alta velocidade é então ligada a um modem para criar a rede local. 

Assim, a antena se conecta ao satélite que controla a troca de dados com o servidor, passando a transmitir e receber informações da rede. 

Há alguns anos, os planos de internet dessa modalidade eram consideravelmente mais caros, mas com o aumento da concorrência entre operadoras e o avanço de outras tecnologias como a fibra óptica, os preços têm diminuído consideravelmente. Ainda assim, a conexão via satélite continua sendo mais usada nas zonas rurais do que nas urbanas. 

Em grande parte isso se deve ao fato de que para as áreas urbanas existem outros tipos de tecnologia para criar conexões de maior qualidade.

Todavia, nas regiões mais afastadas a tecnologia via satélite continua sendo a opção que oferece melhores pacotes de  velocidade, estabilidade e área de cobertura.

Escrito por

lucas oderdenge
Lucas Oderdenge

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Lucas Oderdenge é redator especialista em conteúdos Oi e dos segmentos de tecnologia e telecomunicações para web.

Conheça mais sobre o(a) autor(a)

Oi Fibra 500 Mega por R$ 89,90/mês!

Compre direto pelo WhatsApp