internet

Atualizado em
Leitura 4 min

4G ou 5G: qual é a diferença?

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

homem com mão no queixo e expressão de dúvida

Hoje, as tecnologias de rede de internet móvel são essenciais no dia a dia e quem usa os celulares há mais tempo, com certeza se lembra do tempo em que eles não acessavam a internet. Por isso, uma das novidades mais aguardadas para 2021 em serviços de internet é a chegada do 5G.

Mas você sabe qual a diferença entre 1G, 2G, 3G e 4G? Quer entender o que muda com o 5G? Acompanhe este conteúdo e entenda o que é o 4G e o 5G e porque essa tecnologia é considerada uma revolução nas conexões de internet de rede móvel!

Qual a diferença entre 1G, 2G e 3G?

A diferença entre as gerações de rede móvel é muito simples. Basicamente, a primeira geração (1G) não possibilita o acesso à internet. Por isso, antigamente os aparelhos de celular se limitavam às ligações.

Já a rede 2G foi a primeira usada no Brasil para envio de SMS e, depois, para acesso móvel à internet. Contudo, as taxas de velocidade alcançadas pelo 2G são insuficientes para muitas atividades realizadas na rede. 

O 3G foi a primeira tecnologia a realmente possibilitar altas taxas de velocidade usando uma rede de internet móvel. Hoje, essa tecnologia ainda desempenha uma importante função.

Em locais mais isolados, onde não existem muitas alternativas para planos de internet banda larga, o ainda 3G pode ser a forma mais acessível à internet de boa qualidade. 

Assim, podemos dizer que em cada nova geração de tecnologia de rede de internet móvel, houve um avanço significativo na estabilidade e velocidade do sinal.

Até o momento, o 3G foi, talvez, a geração mais importante, devido ao seu papel na democratização do acesso à internet na década passada, mas isso pode mudar com o 4G e o 5G.

O que é 4G?

O 4G trouxe ainda mais avanços para a estabilidade e velocidade do sinal. Essa foi a primeira tecnologia a permitir que possamos usar a rede móvel para atividades que exigem uma conexão à internet de alto desempenho, como assistir vídeos em HD, realizar videochamadas, navegar nas redes sociais, etc. 

Para isso, a rede atinge taxas de download que vão além de 100 Megas.

No seu início, a tecnologia 4G estava disponível apenas nas principais cidades do Brasil e era até difícil encontrar aparelhos compatíveis com a rede. No entanto, isso mudou nos últimos anos. 

Especialmente entre 2018 e 2020, as operadoras ampliaram a cobertura para muitas cidades do interior do país e qualquer aparelho fabricado depois do ano de 2012 é compatível com o 4G.

Confira ofertas de planos com internet móvel 4G da Oi!

O que é 5G?

O 5G é a mais nova geração de rede de internet móvel, e já está disponível em alguns países, como Coréia do Sul, China, Japão e Estados Unidos. No Brasil, a previsão é que as operadoras comecem a oferecer planos com cobertura 5G ainda em 2021, inicialmente nas principais capitais do país. 

A grande expectativa é que a nova tecnologia proporcionará velocidade de navegação nunca imaginada para redes móveis, com taxas de velocidade que podem superar 10 Gbps (Gigabytes por segundo). 

Assim, o motivo pelo qual há tanta curiosidade em relação ao 5G é que ele deve implicar em uma série de novas possibilidades para o uso da rede de internet.

O que muda com o 5G?

Além das taxas de velocidade muito superiores, a outra grande diferença entre 4G e 5G está na capacidade do último de conectar simultaneamente milhares de dispositivos sem prejudicar a qualidade da rede.

Essas diferenças fazem com que uma série de novas tecnologias baseadas na internet das coisas (Internet of Things) tenham condições de serem levadas ao mercado de serviços e produtos de forma mais ampla.

Assim, tecnologias que ainda só eram possíveis na imaginação devem se tornar uma realidade nos próximos anos. Veículos autônomos, cirurgias remotas e prédios inteligentes são apenas algumas entre várias outras possibilidades. 

O 5G também vai gerar um grande impacto nos processos industriais. A chamada indústria 4.0, considerada uma nova revolução industrial, é totalmente baseada em atividades que necessitam de internet de alta qualidade.

Assim, as indústrias se beneficiarão de uma maior automatização de atividades e capacidade de informatização sobre seus processos, o que tornará a cadeia produtiva mais eficiente e segura, tudo graças ao 5G.

Você sabia que a Oi foi uma das primeiras operadoras do país a lançar o 4G no país e foi pioneira em testes de ativação da rede 5G, inicialmente em Brasília e Búzios/RJ?

Se você é cliente da operadora pode conferir se é possível conseguir um upgrade na sua conexão de rede móvel. Para isso, acesse a página de atendimento e confira a cobertura e ofertas disponíveis!

Gostou deste conteúdo? Tirou suas dúvidas e ainda descobriu curiosidades sobre o que muda com o 5G? Então não deixe de compartilhar esse conteúdo nas redes sociais e marque outras pessoas que podem se interessar por esse tema!

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.