• Home
  • Artigos
  • Pós, pré ou controle: qual plano de celular escolher?

internet

Atualizado em
Leitura 4 min

Pós, pré ou controle: qual plano de celular escolher?

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

homem feliz segurando celular e notebook

Para contratar o plano de celular com melhor custo-benefício para você, é muito importante entender as diferenças entre os planos pós, pré e controle, e as vantagens oferecidas em cada uma das modalidades. 

Cada categoria oferece diferentes pacotes, focados no perfil dos consumidores:

  • planos pré-pagos ― Voltados para perfis de baixo consumo;
  • planos controle ― Voltados para perfis de consumo moderado; e
  • planos pós-pagos ― Voltados para perfis de alto consumo.

Quer entender tudo sobre essas modalidades e descobrir qual o melhor plano de celular para você? Então, confira as informações a seguir antes de contratar um novo plano!

Como funcionam os planos pré-pagos?

Os planos para celular pré-pagos são a modalidade preferida das pessoas que não dependem muito do uso de ligações e internet no dia a dia e querem economizar ao máximo.

Como o próprio nome sugere, nesta modalidade o pagamento pelos serviços de internet e telefonia é realizado de forma antecipada. Portanto, o saldo para ligações e pacotes de dados de internet depende das chamadas “recargas”, pagamentos feitos de forma antecipada para a operadora.

Os créditos, ou “recargas”, comprados têm períodos de validade variáveis, podendo ser diários, semanais, quinzenais ou mensais. Assim, os planos pré-pagos são a forma mais flexível de contar com serviços de telefonia e internet móvel, pois não implicam em vínculo contratual com as operadoras. 

Dessa forma, os consumidores têm a opção de contratar o serviço “sob medida”, ou seja, somente quando vão precisar usar os serviços da operadora.

Adquirir um plano pré-pago é muito rápido e simples. Basta comprar um chip da operadora, fazer o cadastro das suas informações e adquirir créditos em lojas físicas ou pela recarga online.

Vantagens e desvantagens planos pré-pago 

As principais vantagens dos planos pré-pagos são:

  • flexibilidade de consumo;
  • mais econômico;
  • não implica em vínculo contratual;

Já as desvantagens dos planos pré-pagos são:

  • poucos benefícios;
  • é preciso fazer recargas periódicas;
  • custo proporcionalmente mais caro.

Confira as ofertas da Oi em planos pré-pagos!

Como funcionam os planos controle?

Os planos controle são voltados para pessoas de consumo moderado, que usam a internet e as ligações no dia a dia, mas querem manter uma conta econômica sem precisar depender de recargas periódicas.

Por isso, os planos controle são considerados a modalidade intermediária, um tipo de híbrido dos planos pré e pós-pagos. 

Então, nessa modalidade, com o pagamento de uma mensalidade fixa, o consumidor tem direito a um pacote de serviços mensais, que incluem, pacotes de minutos para ligações, de dados para navegação na internet e de SMS. 

Nos planos controle, caso o cliente consuma todos os dados dos pacotes antes do fim do mês, ainda é possível fazer recargas para continuar usando os serviços da operadora. Assim, eles ainda contam com uma certa flexibilidade para melhor se adaptar ao consumidor.

Nessa modalidade, diferente dos pré-pagos, as operadoras podem exigir vínculo contratual. Em compensação, são oferecidos mais benefícios do que na maioria dos planos pré-pagos, como acesso irrestrito a certos aplicativos, bônus de internet e ligações ilimitadas.

Uma das formas mais práticas de adquirir um plano controle e ainda conseguir benefícios é fazendo a portabilidade do seu número. 

Para isso, basta entrar em contato com a operadora para a qual deseja transferir o seu número e solicitar a portabilidade. Em seguida, é só fornecer as suas informações e escolher qual modalidade de plano controle você deseja contratar!

Vantagens e desvantagens dos planos controle

As principais vantagens dos planos controle são:

  • maior controle dos gastos;
  • possibilidade de fazer recargas sob demanda;
  • mais benefícios.

Já as desvantagens dos planos controle são:

  • pacotes de limitados de dados;
  • necessidade de supervisionar o consumo;
  • custo proporcionalmente mais caro comparado aos planos pós-pagos;

Confira as ofertas da Oi em planos controle!

Como funcionam os planos pós-pagos?

Assim como nos planos controle, os planos pós-pagos tem uma mensalidade fixa que proporciona um pacote de serviços que, normalmente, incluem ligações ilimitadas, pacote de dados de internet e SMS. 

Contudo, essa é uma modalidade voltada para um perfil de alto consumo. Logo, os pacotes de dados são consideravelmente maiores do que nos outros tipos de planos. 

Além disso, as operadoras oferecem uma série de benefícios aos clientes dos planos pós, como parceria com serviços de streaming e acesso irrestrito a vários aplicativos.

Na contratação de planos pós-pagos, diferente dos pré e de algumas modalidades de planos controle, as operadoras exigem um vínculo contratual de 12 meses. Então, caso o cliente se arrependa e queira mudar de plano ou operadora, ele está sujeito à cobrança de multa.

Outra diferença nessa modalidade é que ao consumir por completo os pacotes de dados, não será necessário realizar uma recarga para continuar usando os serviços. 

Nos planos pós, os clientes continuam a poder usar os serviços da operadora e o que for utilizado de forma adicional será cobrado na fatura do mês seguinte. Em contrapartida, os dados não utilizados são cumulativos, e podem ser utilizados nos meses seguintes.

Também é possível adquirir planos pós-pagos através da portabilidade. Assim como acontece para planos controle, basta entrar em contato com a operadora para a qual deseja transferir seu número e solicitar a portabilidade. 

Vantagens e desvantagens dos pós-pagos

As principais vantagens dos planos pós-pagos são:

  • maior oferta de benefícios;
  • permite incluir números dependentes;
  • nem depende de recargas;
  • custo proporcionalmente menor.

Já as principais desvantagens dos planos pós-pagos são:

  • mais difícil de controlar o consumo;
  • exigência de vínculo contratual;
  • sujeito à cobrança de taxas de ativação do plano.

Confira as ofertas da Oi em planos pós-pagos!

Qual é o melhor plano de celular?

A resposta para essa pergunta vai depender do seu perfil de consumo. Para te ajudar a decidir, observe as vantagens e desvantagens de cada uma das modalidades e considere as suas necessidades.

Se, por exemplo, você é responsável por outras pessoas e quer incluir mais números em um mesmo pacote, os planos pós-pagos podem oferecer a melhor relação custo-benefício. 

Mas se, ao contrário, você é responsável apenas pelo seu próprio número de celular e é um usuário de perfil de baixo consumo, um plano pré-pago ou controle pode ser a melhor opção.

Então, para tomar a melhor decisão possível, o melhor a se fazer é reunir o máximo de informações sobre os planos de celular e seus benefícios. Por isso, aproveitamos esse momento para te fazer um convite: conheça todos os planos Oi e escolha o seu!

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.

🚀 Oi Fibra 200 MB por R$99,90 + Instalação grátis!