internet

Atualizado em
Leitura 4 min

Plano família: vale a pena contratar?

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

família sorrindo enquanto olham para celular

Para incluir mais pessoas e garantir o melhor custo-benefício em serviços de telefonia e o máximo de vantagens, nada melhor que um plano família!

Entenda a seguir como funciona essa modalidade de planos, suas principais vantagens e desvantagens e descubra se ela é a melhor opção para você!

Plano família: como funciona

Para entender como funcionam os planos família, vamos explicar brevemente as principais modalidades de planos de celular e internet.

Basicamente, temos três modalidades de planos: pré-pagos, controle e pós-pagos.

Pré-pagos 

Nos planos pré-pagos, voltados para perfis de baixo consumo, os consumidores podem contratar os serviços da operadora sob demanda, realizando as chamadas recargas, que têm prazo de validade limitado. Nessa modalidade, são oferecidas menos vantagens e bônus.

Controle

Os planos controle são um tipo de misto, entre os pré e os pós-pagos. Nessa modalidade, o foco é economia e controle de gastos. Com o pagamento de uma mensalidade fixa, os clientes têm direito a uma franquia de dados com validade mensal, e, caso ela se esgote, também é possível fazer recargas para continuar usando os serviços.

Pós-pagos e família

Os planos pós-pagos tem como foco perfis de consumidores que usam intensamente serviços como dados de internet móvel e ligações. 

O pagamento dos planos pós-pagos também é feito por uma mensalidade fixa, com a diferença de que caso a franquia de dados se esgote, não é necessário realizar recargas para continuar usando os serviços. 

Se a franquia de dados se esgotar o uso excedente existe a opção de continuar usando e o uso excedente será cobrado na fatura do mês seguinte. Em contrapartida, os dados não usados em um mês são cumulativos e continuam disponíveis nos meses seguintes.

Os planos família, por sua vez, são uma categoria diferenciada da modalidade de planos pós-pagos. 

A grande diferença, como o próprio nome sugere, é que nos planos família é possível incluir outros números como dependentes e, com isso, maximizar as vantagens e ainda economizar na fatura. Isso facilita muito o controle de gastos da família com planos de celular.

Outra opção interessante dos planos família é a possibilidade de controlar como a franquia de dados será dividida entre os números do plano. Isso permite, por exemplo, que pais tenham mais controle sobre o uso que os filhos fazem da internet móvel.

Para atender a famílias de tamanhos e perfis diferentes, as operadoras costumam oferecer planos que contemplam de 2 até 5 números e vantagens que incluem acesso liberado a vários aplicativos, parcerias com serviços de streaming e até mesmo passaportes de dados para usar fora do Brasil.

Plano famíla: vantagens e desvantagens

Agora que você já sabe como funcionam os planos família, vamos então resumir a seguir as principais vantagens e desvantagens da modalidade!

Vantagens

As principais vantagens dos planos família são:

  • incluem vários números no mesmo pacote de dados;
  • tem melhor custo-benefício, comparado às demais modalidades;
  • oferecem mais vantagens;
  • dados podem ser cumulativos;
  • não é necessário fazer recargas.

Desvantagens

As principais desvantagens dos planos família são:

  • exigência de vínculo contratual e fidelidade de 12 meses;
  • pode ser cobrada uma taxa de habilitação do plano;
  • exige disciplina para não descontrolar o consumo de dados.

Qual o melhor plano de celular para família?

Para responder a essa pergunta é necessário, antes, entender qual é o perfil de consumo e as necessidades dos membros da sua família. Só assim será possível descobrir qual plano família vale a pena para o seu caso!

Para começar, recomendamos que você procure mais informações sobre os planos família. 

Então, que tal começar pela operadora referência em cobertura e atendimento para telefonia móvel?

Se você procura um plano família completo, conheça agora mesmo os planos Oi e escolha o seu!

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.