Logo Oi Suporte ao Cliente
Atualizado em
Leitura 7 Min

A Internet caiu, e agora? Como fazer o roteador voltar a funcionar

Por Lucas Oderdenge

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Se a internet caiu do nada, você não está sozinho. Problemas de conexão são comuns e podem ser causados por diversos fatores, como falhas na operadora, configurações erradas no roteador ou até mesmo defeitos no equipamento.

Mas antes de entrar em pânico, saiba que, na maioria dos casos, é possível resolver o problema sozinho com algumas verificações simples.

Aqui, vamos te mostrar como fazer a internet voltar a funcionar no roteador e evitar futuras quedas de conexão.

1. Como fazer o roteador voltar à internet?

Se sua internet parou de funcionar, siga estas etapas antes de entrar em contato com a operadora:

1️⃣ Reinicie o roteador e o modem: desligue ambos da tomada, espere 30 segundos e ligue novamente. Isso pode corrigir falhas temporárias.

2️⃣ Verifique os cabos: certifique-se de que todos os fios estão bem conectados e sem sinais de desgaste. Um cabo mal encaixado pode ser a causa do problema.

3️⃣ Teste a conexão em outro dispositivo: pode ser que o problema esteja no seu celular ou computador. Tente acessar a internet de outro aparelho para confirmar.

4️⃣ Chegue perto do roteador: se o Wi-Fi aparece, mas a conexão está ruim, o sinal pode estar fraco. Fique mais próximo do roteador e veja se melhora.

5️⃣ Veja se há falhas na sua região: pode ser uma queda geral da operadora. Verifique no site ou app da empresa se há registros de instabilidade.

Se nada disso resolver, talvez o problema esteja no próprio roteador.

Internet Oi Fibra Planos

Internet Fibra: 200 MEGA

200 MEGA R$ 79,90 /mês no cartão de crédito.

  • Desconto de R$ 20

O valor mensal no cartão de crédito tem desconto de R$ 20 em relação ao débito em conta e boleto digital. Esse desconto é válido somente para novas assinaturas no ato da compra da Oi Fibra e é válido por tempo indeterminado. Em caso de cancelamento do cartão de crédito ou débito automático, o benefício é suspenso.

  • Oi Fibra Start

Tenha sua primeira fibra de verdade com Wi-Fi ilimitado e deixe de gastar o pacote de dados do celular em casa.

1 ponto Wi-Fi 5 (roteador principal): esse ponto é potente e dual band, ou seja, tem frequência de rede de 2,4 GHz (o sinal chega a vários lugares da casa, mas a velocidade é menor) e de 5 GHz (é mais veloz, mas não chega aos lugares mais distantes). E ainda conta com a tecnologia band steering que escolhe de forma automática a rede com melhor desempenho e cobertura para você usar a internet Wi-Fi.

Você ainda pode personalizar com mais serviços como Globoplay, Paramount+ e Max

Taxa de habilitação

A oferta possui taxa de habilitação grátis mediante permanência de 12 meses. Caso a Oi Fibra larga seja cancelada antes desse período, será cobrado o valor de R$540,00 de forma proporcional aos meses restantes.

  • Instalação

O dia da instalação da Oi Fibra será agendado de acordo com as datas e horários disponíveis.

  • Equipamento

O ponto Wi-Fi 5 (roteador principal) será entregue em comodato. Em caso de cancelamento, deverá ser devolvido para a Oi.

  • Velocidade da oferta

200 MEGA de internet: Até 200 MEGA de download, até 60 MEGA de upload.

Essas são as velocidades máximas nominais, e a velocidade apresentada está sujeita a variações em razão da capacidade dos dispositivos utilizados pelo cliente, meio de conexão escolhido pelo cliente (via cabo ou via Wi-Fi), distância que os dispositivos utilizados estão do ponto Wi-Fi (no caso de conexão via Wi-Fi), quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo, assim como outros fatores externos alheios à vontade da Oi.

A velocidade do serviço de internet da Oi contratada pelo assinante está sujeita à verificação de viabilidade técnica no ato da instalação.

  • Franquia de dados: A franquia de dados é ilimitada.
  • Informações importantes para uma melhor experiência de navegação

Os dispositivos (smartphone, computador etc.) precisam ter as configurações mínimas necessárias para que atinjam o máximo de desempenho, tanto via cabo como via Wi-Fi. O roteador é dual-band, ou seja, tem frequência de 2,4 GHz e 5 GHz no Wi-Fi. Verifique se os seus dispositivos permitem a navegação em ambas frequências. A conexão via cabo proporciona maior estabilidade e não sofre tantas interferências quanto a rede Wi-Fi.

  • Validade da oferta

A oferta é válida por 12 meses a partir da data de adesão e é prorrogável automaticamente a cada 30 dias. Caso a oferta seja cancelada pela Oi, comunicaremos com 30 dias de antecedência.

  • Reajuste anual

O valor mensal da oferta poderá, a critério da Oi, ser reajustada anualmente de acordo com a variação positiva do IGP-DI ou índice geral que o substitua.

Internet Fibra: 500 MEGA

500 MEGA R$ 89,90/mês no Cartão de Crédito ou Débito em Conta. Acréscimo de R$ 20 no Boleto Digital.
Desconto de R$ 20
V
alor mensal reduzido em R$ 20,00/mês pra clientes que ativarem o Débito Automático em Conta ou Cartão de Crédito. O desconto é válido somente pra novas assinaturas no ato da compra no produto banda larga. Em caso de cancelamento do Débito Automático ou Cartão de Crédito, o benefício é suspenso. O desconto é válido por tempo indeterminado.

  • Taxa de Habilitação
    A oferta possui taxa de habilitação grátis mediante permanência de 12 meses. Caso a banda larga seja cancelada antes desse período, será cobrado o valor de R$ 540,00 de forma proporcional aos meses restantes.
  • Instalação
    O dia da instalação da Oi Fibra será agendado de acordo com as datas e horários disponíveis.
  • Equipamento
    O roteador Wi-Fi será entregue em comodato. Em caso de cancelamento, deverá ser devolvido para a Oi.
  • Velocidade da Oferta
    500 MEGA de internet: Até 500 MEGA de download, até 250 MEGA de upload.

    Essas são as velocidades máximas nominais. A velocidade pode variar devido a fatores externos. Velocidade contratada é a taxa de transmissão ou velocidade da conexão. É o quão rápido um pacote de dados do seu dispositivo vai ser levado até a operadora e vice-versa. A velocidade do serviço de banda larga da Oi contratada pelo assinante está sujeita a verificação de viabilidade técnica no ato da instalação.
  • Franquia de dados
    A franquia de dados é ilimitada.
  • Informações importantes para uma melhor experiência de navegação
    Os dispositivos (smartphone, computador etc.) precisam ter as configurações mínimas necessárias para que atinjam o máximo de desempenho, tanto via cabo como via Wi-Fi. O roteador é dual-band, ou seja, tem frequência de 2,4 GHz e 5 GHz no Wi-Fi. Verifique se os seus dispositivos permitem a navegação em ambas frequências. A conexão via cabo proporciona maior estabilidade e não sofre tantas interferências quanto a rede Wi-Fi.
  • Validade da oferta
    A oferta está com preço promocional e é válida por 12 meses a partir da data de adesão e prorrogável automaticamente a cada 30 dias. Caso a oferta seja cancelada pela Oi, comunicaremos com 30 dias de antecedência.
  • Reajuste anual
    O valor mensal da oferta poderá, a critério da Oi, ser reajustada anualmente de acordo com a variação positiva do IGP-DI ou índice geral que o substitua.
  • Período promocional
    A partir do 13º mês, acréscimo de R$ 27,90, independentemente da forma de pagamento escolhida, em função do fim do período promocional do Globoplay.

Internet Fibra: 700 MEGA

  • 700 MEGA com Globoplay por 6 meses
  • Cartão de crédito: R$ 79,90 /mês nos 3 primeiros meses. Após, R$ 109,90/mês.
    Débito em conta ou boleto digital: R$ 129,90/mês.
  • Desconto especial no cartão de credito
  • O valor mensal no cartão de crédito tem desconto especial em relação ao débito em conta e boleto digital: R$ 79,90/mês nos 3 primeiros meses e R$ 109,90 após esse período. Esses descontos são válidos somente para novas assinaturas no ato da compra da Oi Fibra. Em caso de cancelamento do cartão de crédito, o benefício é suspenso.
  • Oi Fibra com Globoplay por 6 meses

Tenha internet fibra de 700 MEGA e aproveite os conteúdos da Globoplay por 6 meses.

1 ponto Wi-Fi 5 (roteador principal): esse ponto é potente e dual band, ou seja, tem frequência de rede de 2,4 GHz (o sinal chega a vários lugares da casa, mas a velocidade é menor) e de 5 GHz (é mais veloz, mas não chega aos lugares mais distantes). E ainda conta com a tecnologia band steering que escolhe de forma automática a rede com melhor desempenho e cobertura para você usar a internet Wi-Fi.

Globoplay por 6 meses: assista as câmeras do BBB ao vivo 24 horas por dia, séries originais, filmes, novelas, além da TV Globo e outros conteúdos com o Plano Padrão com Anúncios. Até 3 telas simultâneas. Após este período, o cliente que quiser manter esse streaming poderá contratar de forma avulsa pelos canais de atendimento da Oi.

Você ainda pode personalizar com mais serviços como Paramount+ e Max

  • Taxa de habilitação

A oferta possui taxa de habilitação grátis mediante permanência de 12 meses. Caso a Oi Fibra larga seja cancelada antes desse período, será cobrado o valor de R$540,00 de forma proporcional aos meses restantes.

  • Instalação

O dia da instalação da Oi Fibra será agendado de acordo com as datas e horários disponíveis.

  • Equipamento

O ponto Wi-Fi 5 (roteador principal) será entregue em comodato. Em caso de cancelamento, deverá ser devolvido para a Oi.

  • Velocidade da oferta

700 MEGA de internet: Até 700 MEGA de download, até 350 MEGA de upload.

Essas são as velocidades máximas nominais, e a velocidade apresentada está sujeita a variações em razão da capacidade dos dispositivos utilizados pelo cliente, meio de conexão escolhido pelo cliente (via cabo ou via Wi-Fi), distância que os dispositivos utilizados estão do ponto Wi-Fi (no caso de conexão via Wi-Fi), quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo, assim como outros fatores externos alheios à vontade da Oi.

A velocidade do serviço de internet da Oi contratada pelo assinante está sujeita à verificação de viabilidade técnica no ato da instalação.

Franquia de dadosA franquia de dados é ilimitada.

  • Informações importantes para uma melhor experiência de navegação

Os dispositivos (smartphone, computador etc.) precisam ter as configurações mínimas necessárias para que atinjam o máximo de desempenho, tanto via cabo como via Wi-Fi. O roteador é dual-band, ou seja, tem frequência de 2,4 GHz e 5 GHz no Wi-Fi. Verifique se os seus dispositivos permitem a navegação em ambas frequências. A conexão via cabo proporciona maior estabilidade e não sofre tantas interferências quanto a rede Wi-Fi.

Validade da oferta

A oferta é válida por 12 meses a partir da data de adesão e é prorrogável automaticamente a cada 30 dias. Caso a oferta seja cancelada pela Oi, comunicaremos com 30 dias de antecedência.

  • Reajuste anual

O valor mensal da oferta poderá, a critério da Oi, ser reajustada anualmente de acordo com a variação positiva do IGP-DI ou índice geral que o substitua.

Internet Fibra: 1 GIGA

  • 1 GIGA com Globoplay por 6 meses
  • R$ 159,90 /mês cartão de crédito ou débito em conta. Acréscimo de R$20 /mês no boleto digital.
  • Desconto de R$ 20
  • O valor mensal no cartão de crédito ou débito em conta tem desconto de R$ 20 em relação ao boleto digital. Esse desconto é válido somente para novas assinaturas no ato da compra da Oi Fibra e é válido por tempo indeterminado. Em caso de cancelamento do cartão de crédito ou débito automático, o benefício é suspenso.
  • Oi Fibra com Globoplay por 6 meses

Tenha internet fibra de 1 GIGA e aproveite os conteúdos da Globoplay por 6 meses.

1 ponto Wi-Fi 5 (roteador principal): esse ponto é potente e dual band, ou seja, tem frequência de rede de 2,4 GHz (o sinal chega a vários lugares da casa, mas a velocidade é menor) e de 5 GHz (é mais veloz, mas não chega aos lugares mais distantes). E ainda conta com a tecnologia band steering que escolhe de forma automática a rede com melhor desempenho e cobertura para você usar a internet Wi-Fi.

Globoplay por 6 meses: assista as câmeras do BBB ao vivo 24 horas por dia, séries originais, filmes, novelas, além da TV Globo e outros conteúdos com o Plano Padrão com Anúncios. Até 3 telas simultâneas. Após este período, o cliente que quiser manter esse streaming poderá contratar de forma avulsa pelos canais de atendimento da Oi.

Você ainda pode personalizar com mais serviços como Paramount+ e Max

Taxa de habilitação

A oferta possui taxa de habilitação grátis mediante permanência de 12 meses. Caso a Oi Fibra larga seja cancelada antes desse período, será cobrado o valor de R$540,00 de forma proporcional aos meses restantes.

Instalação

O dia da instalação da Oi Fibra será agendado de acordo com as datas e horários disponíveis.

  • Equipamento

O ponto Wi-Fi 5 (roteador principal) será entregue em comodato. Em caso de cancelamento, deverá ser devolvido para a Oi.

  • Velocidade da oferta
  • 1 GIGA de internet: Até 1 GIGA de download, até 500 MEGA de upload.

Essas são as velocidades máximas nominais, e a velocidade apresentada está sujeita a variações em razão da capacidade dos dispositivos utilizados pelo cliente, meio de conexão escolhido pelo cliente (via cabo ou via Wi-Fi), distância que os dispositivos utilizados estão do ponto Wi-Fi (no caso de conexão via Wi-Fi), quantidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo, assim como outros fatores externos alheios à vontade da Oi.

A velocidade do serviço de internet da Oi contratada pelo assinante está sujeita à verificação de viabilidade técnica no ato da instalação.

  • Franquia de dados: A franquia de dados é ilimitada.
  • Informações importantes para uma melhor experiência de navegação

Os dispositivos (smartphone, computador etc.) precisam ter as configurações mínimas necessárias para que atinjam o máximo de desempenho, tanto via cabo como via Wi-Fi. O roteador é dual-band, ou seja, tem frequência de 2,4 GHz e 5 GHz no Wi-Fi. Verifique se os seus dispositivos permitem a navegação em ambas frequências. A conexão via cabo proporciona maior estabilidade e não sofre tantas interferências quanto a rede Wi-Fi.

  • Validade da oferta

A oferta é válida por 12 meses a partir da data de adesão e é prorrogável automaticamente a cada 30 dias. Caso a oferta seja cancelada pela Oi, comunicaremos com 30 dias de antecedência.

Reajuste anual

O valor mensal da oferta poderá, a critério da Oi, ser reajustada anualmente de acordo com a variação positiva do IGP-DI ou índice geral que o substitua.

Os preços podem variar de acordo com a sua região. Confira sua cobertura, valores e disponibilidade.

2. O que fazer quando a internet do roteador não funciona?

Mesmo com o roteador ligado, pode acontecer de o Wi-Fi não aparecer ou não conectar. Se isso aconteceu com você, tente estas soluções:

  • Entre nas configurações do roteador: acesse o painel digitando 192.168.1.1 no navegador e veja se o Wi-Fi está ativado.
  • Altere o canal do Wi-Fi: conexões congestionadas podem causar lentidão. Mudar o canal pode melhorar a estabilidade.
  • Atualize o firmware: roteadores antigos podem apresentar falhas. Verifique se há atualizações disponíveis no site do fabricante.
  • Redefina o roteador: se nada funcionar, pressione o botão de reset por 10 segundos para restaurar as configurações de fábrica.

Se, mesmo após esses passos, a internet não está funcionando, pode ser um problema mais sério com o equipamento ou com a operadora.

3. Como saber se o roteador está queimado?

Se o roteador não liga ou não transmite sinal, pode estar queimado. Alguns sinais de que o equipamento pode ter falhado incluem:

🔥 Nenhuma luz acende, mesmo conectado à tomada.
⚠️ As luzes piscam sem parar ou ficam apagadas por muito tempo.
🚫 O Wi-Fi desapareceu completamente e não volta.
🔌 O roteador esquenta demais ou faz ruídos estranhos.

Se esses problemas persistirem, pode ser hora de trocar o roteador.

4. O que fazer quando o roteador está conectado, mas sem Internet?

Uma situação comum é ver o Wi-Fi conectado no celular ou no computador, mas sem acesso à internet. Isso pode ser causado por problemas na rede da operadora ou falhas no roteador. Aqui está o que fazer:

📡 Teste a conexão via cabo: conecte o computador diretamente ao modem para ver se a internet está chegando.
🔄 Reinicie o roteador: desligue e ligue novamente, esperando pelo menos 30 segundos.
Verifique interferências: eletrodomésticos como micro-ondas podem atrapalhar o sinal Wi-Fi.
🌍 Mude o DNS: às vezes, trocar para um DNS público como o do Google (8.8.8.8 e 8.8.4.4) pode resolver.

Se a conexão continuar instável, entre em contato com a operadora.

5. Quais luzes devem ficar acesas no roteador?

As luzes do roteador indicam se a conexão está funcionando corretamente. Mas como saber se algo está errado?

💡 Power (energia) – deve estar sempre acesa.
🌐 WAN/Internet – indica se o roteador está conectado à operadora. Se estiver apagada, pode haver um problema com a conexão.
📶 WLAN/Wi-Fi – confirma que o Wi-Fi está ativo e distribuindo sinal.
🔌 LAN – acende quando há dispositivos conectados via cabo de rede.

Se a luz WAN estiver piscando ou apagada, pode haver uma falha na operadora ou um problema na configuração do roteador.

6. Como evitar que a Internet caia no futuro?

Se sua internet cai com frequência, alguns cuidados podem ajudar a evitar esse problema no dia a dia:

  • Posicione o roteador corretamente: deixe-o em um local aberto e central da casa para melhor alcance do Wi-Fi.
  • Use um repetidor de sinal: se sua casa for grande, um repetidor pode ampliar a cobertura da internet.
  • Evite conectar muitos dispositivos ao mesmo tempo: isso pode sobrecarregar o roteador e diminuir a qualidade da conexão.
  • Atualize o roteador regularmente: roteadores antigos podem ficar mais lentos com o tempo.

Se sua conexão ainda apresentar falhas constantes, pode ser um sinal de que é hora de trocar de plano ou de roteador.

7. Quando entrar em contato com o Suporte da Oi?

Se você já tentou todas as soluções e a internet ainda não voltou, pode ser hora de entrar em contato com o suporte da Oi. O atendimento técnico pode ajudar a diagnosticar o problema e, se necessário, agendar uma visita de um técnico.

Como Falar com o Suporte da Oi?

📱 WhatsApp: Envie uma mensagem para +55 31 3131-3131 e fale com o suporte.
📞 Telefone Oi: Ligue para 0800 031 8000 e peça suporte técnico.
💻 Técnico Virtual: Acesse o Técnico Virtual da Oi para fazer testes e resolver problemas sozinho.
🔗 Atendimento Online: Confira outras opções no Portal de Atendimento Oi.

Se a falha for na rede da operadora, o suporte informará sobre o prazo para normalização. Se o problema for no seu roteador, eles podem orientar sobre a troca ou reconfiguração.

Como fazer a Internet voltar a funcionar?

Se sua internet caiu, tente estas soluções antes de ligar para a operadora:

✔ Reinicie o roteador e modem.
✔ Verifique cabos e conexões.
✔ Teste a conexão em outro dispositivo.
✔ Acesse as configurações do roteador e veja se o Wi-Fi está ativado.
✔ Se nada resolver, redefina o roteador para as configurações de fábrica.

Caso o problema continue, entre em contato com a operadora para verificar se há falhas na rede ou se há necessidade de substituir o equipamento.

Perguntas Frequentes Sobre Conexão de Internet (FAQ)

🔹 Como saber se meu roteador queimou?

Se ele não acende nenhuma luz ou superaquece, pode estar queimado. Teste em outra tomada e veja se há sinal de vida.

🔹 O que fazer quando o roteador está ligado, mas sem internet?

Reinicie o modem e o roteador, verifique os cabos e teste a conexão via cabo direto no computador.

🔹 Meu Wi-Fi desapareceu do nada. Como fazer ele voltar?

Acesse as configurações do roteador e veja se a rede Wi-Fi está ativada. Outra opção é redefinir o equipamento.

🔹 A internet cai toda hora. O que pode ser?

Pode ser interferência de outros eletrônicos, sobrecarga de dispositivos conectados ou falhas na operadora.

🔹 Quando devo trocar meu roteador?

Se ele tem muitos anos de uso, esquenta demais ou não suporta velocidades mais altas, pode ser hora de trocar.

Quem escreve

Lucas Oderdenge

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Lucas Oderdenge é redator especialista em conteúdos Oi e dos segmentos de tecnologia e telecomunicações para web.

Artigos relacionados

Oi Fibra 500 Mega por R$ 89,90/mês!

Última atualização do site: 31/03/2025