internet

Atualizado em
Leitura 1 min

WAP Oi: como usar no celular?

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Mulher andando na rua e mexendo no celular

Está tendo dificuldade para conectar a internet no seu celular? Pode ser um problema na configuração do WAP Oi. Se você nunca ouviu falar sobre a ferramenta, não tem problema. O nome é diferente, mas trata-se de uma tecnologia essencial para o uso de dados no smartphone

Para que você entenda o que é a WAP Oi e como fazer a configuração de maneira correta, continue a leitura que vamos te explicar o passo a passo.   

O que é WAP?

Para começar, vamos entender o que é WAP Oi e para que serve essa tecnologia. 

Na tradução para o português, WAP significa Protocolo de Aplicação Sem Fio, sendo uma tecnologia que existe desde 1995. Ela surgiu para permitir o acesso à internet pelo celular de modo mais ágil, visto que ainda não existia Wi-Fi. Alguns aparelhos ainda mantém o WAP como recurso para acessar a internet móvel, sobretudo modelos mais antigos. 

Normalmente, o recurso vem pré-configurado e é ativado com a inserção do chip. Mas, pode ocorrer da internet não funcionar, indicando um problema na configuração. 

O processo de configuração pode ser feito em poucos passos e de maneira simples, com auxílio da própria operadora. Isso é necessário para ter acesso à internet móvel e navegar com tranquilidade. 

Como nem todos sabem a forma correta de configurar a WAP Oi, iremos explicar o processo no próximo tópico. 

Como usar o WAP Oi no celular?

Normalmente, assim que o chip é inserido no aparelho, também é definido o WAP Oi para uso do recurso. Mas é possível que a configuração não funcione como deveria, interferindo no acesso à internet do seu plano Oi

Por ser cliente da operadora, você pode enviar a palavra Oi para o número 4421 sem custo. A Oi irá responder com o processo de configuração e você pode fazê-lo manualmente em seu dispositivo. 

Você receberá a seguinte mensagem: “Para receber as próximas configurações, responda este torpedo com a palavra ‘Sim’”. Responda o SMS conforme orientações para prosseguir. 

Agora você deve aceitar os comandos que irão surgir na tela do celular nesta ordem: “Aceitar”, “Salvar”, “Sim” e “Ok”. Pronto, a WAP Oi está configurada e pronta para uso!

Vale ressaltar que essa é a maneira mais simples de configurar a WAP Oi e leva apenas alguns segundos para completar o processo. Qualquer problema em relação à configuração, a central de atendimento Oi fica à disposição para orientá-lo.

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.