• Home
  • Artigos
  • O que é Internet Fibra Óptica: veja como funciona

internet

Leitura 4 min

O que é Internet Fibra Óptica: veja como funciona

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

filamento de internet fibra ótica

Para conseguir a melhor conexão WiFi em casa ou no trabalho, a internet fibra óptica é hoje a principal tendência do mercado. Isso porque essa tecnologia, ainda relativamente recente, trouxe uma série de melhorias para as conexões. Logo, é muito normal ter dúvidas sobre o que é internet de fibra óptica e quais os diferenciais dessa tecnologia.

Pensando nessas questões, preparamos um conteúdo para esclarecer de forma simples as informações essenciais para entender como funciona a internet de fibra óptica e suas diferenças para outros tipos de conexões à internet. 

Então, não perca tempo! Acompanhe e tire todas as suas dúvidas sobre a fibra óptica!

O que é internet fibra óptica?

Assim que foi lançada no mercado, rapidamente a internet de fibra óptica ganhou fama por prometer a transmissão de dados na velocidade da luz. Mas como isso é possível? O que significa fibra óptica?

Basicamente, a fibra óptica é um novo material usado para o cabeamento da rede de internet, fabricado a partir da fibra de vidro ou plástico. Portanto, com a fibra óptica, houve uma mudança no material dos cabos usados na qualidade da transmissão de dados. 

Enquanto os tradicionais cabos de filamentos de cobre consomem uma grande quantidade de energia para transportar uma quantidade limitada de dados, a fibra óptica é muito mais eficiente.

Com a fibra, os pacotes de informações e dados que precisamos enviar e receber nas nossas conexões com a internet são convertidos em fluxos de luz (laser ou LED) e enviados pelos cabos de fibra. 

Assim, essa novidade permitiu criar conexões de internet que alcançam velocidades muito superiores às tecnologias normalmente usadas na banda larga. 

Para se ter uma ideia, enquanto as conexões banda larga comuns proporcionam, em média, velocidades de transferência de dados de 1,5 Mbps (Megabytes por segundo), com a fibra óptica essa média fica em aproximadamente 100 Mbps.

Qual a diferença entre a internet “comum” e a de fibra?

Existem várias diferenças entre outras formas de conexão a internet e a fibra óptica. Mas, em geral, elas se dão principalmente nos protocolos de conexão e nos materiais necessários para instalação.

Enquanto, por exemplo, a internet via rádio ou satélite dependem da instalação de antenas, a fibra óptica depende mais da estrutura de cabeamento local e da integração com os servidores.

Por isso, a fibra óptica não está disponível em qualquer região, sendo mais encontrada em nas grandes cidades e em regiões já urbanizadas.

Contudo, estamos nos referindo às diferenças de estrutura da rede, e não dos diferenciais e vantagens oferecidos pela fibra óptica. Então, no próximo tópico vamos nos aprofundar nesses diferenciais!

Quais as vantagens da internet fibra óptica?

Não é por acaso que a internet fibra óptica é considerada a principal tendência em conexões banda larga. A nova tecnologia oferece uma série de importantes vantagens que destacamos a seguir!

Velocidade

Já mencionamos nos tópicos anteriores que uma das diferenças mais importantes da fibra óptica se dá na velocidade de conexão proporcionada.

Nos planos mais básicos de internet de fibra óptica, as velocidades de conexão costumam variar entre o mínimo de 35 Mbps, para redes domésticas, até 10 Gbps (Gigabytes por segundo) para redes empresariais.

Estabilidade

Devido ao material utilizado no cabeamento da rede, as conexões de fibra óptica não estão tão sujeitas a interferências eletromagnéticas. Isso proporciona mais estabilidade para a rede, que mantém boas taxas de velocidade mesmo se as condições climáticas forem desfavoráveis.

Além disso, a maior capacidade de transmissão das redes de fibra óptica evitam o congestionamento da rede pelo excesso de usuários conectados simultaneamente, assim, não há perda da velocidade, não importa a quantidade de usuários na rede.

Segurança 

Especialmente as grandes empresas têm sido atraídas pela fibra óptica devido a maior que ela garante à conexão. 

Isso porque é muito mais difícil para agentes maliciosos invadir as informações presentes nos cabos ópticos do que nos cabos de cobre. 

Portanto, a fibra óptica oferece uma segurança extra, muito valorizada para empresas que prezam o sigilo das suas informações sensíveis.

Durabilidade

As redes de fibra óptica são mais duráveis e demandam menos manutenção, pois o material usado suporta grandes níveis de pressão e altas temperaturas.

Logo, as redes estão menos sujeitas a acidentes e à necessidade de manutenções técnicas que fazem com que o sinal de internet seja temporariamente suspenso.

Custo-benefício

Com todas as vantagens já citadas, contar com uma rede de fibra óptica traz uma excelente relação custo-benefício.

Em geral, os planos com essa tecnologia têm um valor similar aos planos de internet tradicionais. O único problema é que a fibra óptica ainda não está disponível em qualquer região. Portanto, é preciso consultar a disponibilidade de planos do tipo na sua cidade.

Como é a instalação da internet de fibra óptica?

A instalação da fibra óptica é muito parecida com a instalação da internet a cabo convencional. Após a contratação do plano junto a operadora escolhida, será agendada uma data para a visita dos técnicos e a instalação da rede.

Como os cabos de fibra óptica são muito mais leves e fáceis de manusear que os de cobre, a instalação é feita de forma rápida e leva, aproximadamente, duas horas.

Contudo, nesse momento é muito importante saber escolher o melhor fornecedor para o serviço. Com o aumento da procura pela fibra óptica muitas prestadoras de serviço colocam no mercado planos que não estão corretamente regulados pela ANATEL. 

Com isso, os consumidores podem ter problemas com a instalação e os materiais utilizados podem não cumprir todas as exigências necessárias. Como consequência, os consumidores podem pagar por um plano que promete, mas não entrega a qualidade esperada para uma conexão de fibra óptica.

Portanto, se você quer contar com uma conexão de internet fibra óptica de qualidade, recomendamos consultar a disponibilidade do serviço junto às operadoras mais conhecidas e renomadas no mercado.

A Oi, por exemplo, foi uma das pioneiras na implementação da fibra óptica no Brasil e conta com uma das maiores coberturas para os serviços de telecomunicações.

Confira todos os canais de atendimento da Oi!

Agora que você já sabe o que é internet fibra óptica, como ela funciona e quais as vantagens dessa tecnologia, está pensando em contratar um novo plano? Então aproveite e saiba mais sobre os planos Oi Fibra!

Quem escreve

Gabriela Resende, especialista do Oi Plano

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.