• Home
  • Artigos
  • O que é IPTV: confira como funciona essa modalidade

internet

Leitura 4 min

O que é IPTV: confira como funciona essa modalidade

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Por Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

mulher sorridente segurando controle remoto da TV

Hoje é difícil encontrar quem não conhece serviços de streaming como o Netflix, mas muita gente ainda não sabe o que é IPTV, uma das novas tecnologias para assistir programas de televisão via internet. E você? Sabe o que é IPTV?

Se você quer entender tudo sobre essa tecnologia, inclusive as polêmicas sobre pirataria envolvidas no seu uso, veio ao lugar certo! Continue a leitura para entender:

  • o que é IPTV?;
  • usar IPTV é crime?; e
  • como usar IPTV?

O que é e como funciona IPTV?

Se antigamente dependíamos de uma antena para sintonizar a televisão nos canais abertos ou pagos, isso tem mudado rapidamente com novos serviços de streaming e outras novidades. 

A sigla IPTV significa Internet Protocol Television, ou, em português, “Televisão por Protocolo de Internet”. Internet Protocol (IP), nada mais é do que o endereço de IP, usado como uma identificação de dispositivos conectados à internet. 

Assim, o IPTV é uma das inovações da era da televisão HD, com tecnologia que também utiliza a internet para transmissão streaming. Ela não depende, portanto, de uma antena para sintonizar com canais e programas ou do download dos conteúdos. 

Logo, podemos dizer que IPTV, basicamente, é a televisão que chega aos consumidores pela internet.

Com essas informações, você provavelmente já percebeu que o termo IPTV trata mais de um conceito do que um serviço ou aparelho específico. De fato, existem muitas formas de assistir programas de televisão usando IPTV. 

Os serviços de streaming, por exemplo, são o tipo de IPTV mais conhecido pelo público. Mas, para além do streaming, grandes redes de televisão também têm disponibilizado canais online para transmitir sua programação através de IPs conectados à internet.

Normalmente essas emissoras disponibilizam, mediante pagamento pelo serviço, uma lista online com todo o seu catálogo de programação. 

Porém, atualmente, é possível encontrar na internet diversas listas que distribuem inclusive os sinais de canais pagos. E é exatamente nesse momento que começa a discussão sobre o limite da legalidade no uso de IPTV.

Usar IPTV é crime?

Muito tem se discutido sobre o uso de IPTV ser ou não pirataria. Contudo, a questão é mais simples do que pode, à princípio, parecer. 

Podemos dizer que o problema entre IPTV e pirataria passa, essencialmente, por dois pontos. 

O primeiro é o compartilhamento ilegal de listas e playlists de canais pagos em fóruns na internet. Infelizmente, muitas pessoas usam esse meio para ter acesso aos serviços de canais pagos de forma gratuita, o que configura em pirataria.

O segundo é a comercialização dos chamados TV-Boxes não regulamentados pela ANATEL. Esses dispositivos são pré-configurados com softwares e listas pirateadas, que permitem ligar o aparelho à televisão e acessar os conteúdos pagos de forma ilegal.

Logo, é importante deixar bem claro que usar IPTV não é crime, desde que você acesse os canais que são gratuitos ou pague pelos planos de acesso às listas das emissoras e serviços de streaming. 

Mas, além dos serviços de streaming que já conhecemos e as listas gratuitas ou pagas de emissoras, ainda há outra alternativa: os aplicativos IPTV

Esses aplicativos normalmente exigem pagamento de mensalidade relativamente baixa e disponibilizam listas próprias com vários conteúdos de diferentes emissoras e serviços de streaming. 

Essa alternativa é cada vez mais utilizada e tem competido com os serviços de streaming e  televisão paga.

Quais são os tipos de IPTV?

Para deixar mais claro, resumimos a seguir as formas legais de usar IPTV.

Streaming e televisão sob demanda

Os serviços de streaming e televisão sob demanda são as formas mais conhecidas de IPTV. Isso inclui serviços como Netflix, Disney + e Amazon Prime Video. Nesse tipo de IPTV o usuário tem total liberdade para escolher o que e quando assistir. 

IPTV ao vivo

IPTV ao vivo é o modelo de transmissão de canais de TV aberta ou fechada pela internet. Nesse modelo, os usuários têm acesso à programação ao vivo dos canais de televisão.

Aplicativos IPTV

Os aplicativos IPTV são um tipo de serviço mais recente e menos conhecido pelo público. Mediante o pagamento de uma mensalidade, os usuários podem baixar o aplicativo em seus aparelhos e têm acesso às listas de canais e programas de televisão.

Como usar IPTV?

Para usar IPTV basta ter um dispositivo com acesso à internet, sendo, em geral, mais utilizado em TVs Smart, computadores e notebooks. 

Contudo, pessoas que não possuem uma TV Smart e querem assistir a programação em uma tela grande, têm outra alternativa para usar IPTV, os aparelhos de TV-Boxes regulamentados pela ANATEL.

Esses aparelhos atraem muitos consumidores justamente por transformarem televisores comuns em smart. Isso permite que televisores antigos passem a oferecer recursos novos, como acesso à internet, download de aplicativos e espelhamento de tela.

Os modelos mais vendidos atualmente são do Google (Chromecast), da Amazon (Fire TV Stick) e da Apple (Apple TV). Contudo, eles não são os únicos. As operadoras de serviços de telecomunicações também entraram nesse mercado para oferecer outras alternativas aos consumidores e a Oi é uma delas. 

O Oi Streaming Box foi criado pela operadora em parceria com a Netflix, FOX e YouTube, trazendo todos os recursos para transformar sua televisão em uma Smart TV. 

Além do acesso à internet, o Oi Streaming Box permite que os usuários façam download de aplicativos de streaming e IPTV. O aparelho também conta com recursos de comando de voz do Google Assistente e vem com função Chromecast para espelhar conteúdos de outros dispositivos para a TV.

Então, agora que você entende o que é IPTV, confira mais informações sobre o Oi Streaming Box e descubra todas as vantagens!

Quem escreve

Angelica Augusto, especialista do Oi Plano.

Angelica Augusto

Especialista em Telecomunicações e Tecnologia — Oi Plano

Graduada em Comunicação Social — Relações Públicas (FECAP), Angelica Augusto é redatora de SEO e conteúdo para web dos segmentos de tecnologia e telecomunicações.

🚀 Oi Fibra 200 MB por R$99,90 + Instalação grátis!